Ficha técnica complementar

administração - Johanne Chouinard 

concepção do sistema interativo - Alexandre Burton

fotografia - Marc Deserrano, Maryse Poulin e Simon Piette

make-up - Johanne Chouinard

técnica de áudio - Marc Deserrano

técnica de luz - Eric Portelance

Texto de apresentação 1996

Communion - Le Partage des peaux II

Os limites da nossa natureza corporal, da espiritualidade à eletrônica

Todos os corpos do corpo

Os recursos da máquina a serviço do nosso corpo — e não o contrário. Mais do que uma reflexão, Isabelle Choinière oferece uma caminho estético para alcançar essa proposta no seu trabalho Communion - Le Partage des peaux II. Bailarina de formação clássica e coreógrafa, Isabelle encontrou na tecnologia eletrônica e na computação os meios de saciar sua inquietação criativa, produzindo um espetáculo em que os recursos de manifestação corporal da dança são amplificados pela eletrônica do vídeo e da imagem computadorizada. Na tela, imagens digitalizadas de seu corpo são comandadas por seus movimentos, por meio de sensores espalhados em suas pernas, braços e tronco — a essas imagens somam-se outras, produzidas em vídeo. A instigante alquimia visual desenvolve um inédito erotismo eletrônico. Há uma estrutura teatral marcada pela música e pelos sons primários de batimentos cardíacos. Mas, à medida que esses elementos interagem na performance, sobrevem uma atmosfera impregnada de espiritualidade, capaz de nos remeter aos rituais xamânicos e aos diversos níveis de manifestação do corpo — o físico, o virtual e o eletrônico. Uma exploração dos limites de nossa natureza corporal em que a tecnologia é usada não para filtrar e abafar nossos sentidos mas, sim, para ampliá-los.

Canadense, Isabelle começou a se interessar pela arte eletrônica em 1992 e, com sua formação de bailarina e coreógrafa, vem explorando de modo muito particular as diversas possibilidades estéticas oferecidas pela conjunção dos recursos da computação, do vídeo e da dança. Seu trabalho, já integrado ao circuito internacional, apresenta características únicas que a qualificam como uma criativa investigadora multimídia, marcada pela capacidade de surpreender, instigar e até chocar.

ASSOCIAÇÃO CULTURAL VIDEOBRASIL, "11º Videobrasil": de 12 de novembro de 1996 a 17 de novembro de 1996, p. 84, São Paulo, SP, 1996.