O que há entre a paisagem e o tempo? O que aproxima esses dois elementos que podem conferir singularidade à experiência cotidiana contemporânea? Essas questões, que geram múltiplas respostas, estão presentes nos trabalhos de Angela Detanico e Rafael Lain que apresentamos neste primeiro Dossier.

O trabalho da dupla de artistas se estabelece como em uma dobradura que, nos sucessivos movimentos, aproxima percepções do espaço real, assim como suas inúmeras virtualizações possibilitadas pelas tecnologias, experimentação de suportes e linguagens e subversões das noções e percepções do tempo.

Em cada movimento dessa dobra pontos distantes aproximam-se, gerando novos processos criativos mostrados em obras que mesclam elementos como música, imagem, tipografia, representações esquemáticas típicas do design gráfico nos mais diversos suportes. Apesar do movimento e das sucessivas dobras e redobras, as obras apontam para uma virtualização do espaço real e, com isso, a instauração de outros regimes de temporalidade, ora mais distendidos como na paisagem do Rio, ora comprimidos como nos cinco tempos dos dez passos das escadas.

Escolher o trabalho da dupla para esse novo veículo de divulgação artística da Associação Cultural Videobrasil é uma maneira de abrir espaço para a reflexão sobre a produção artística atual. Principalmente as produções que tentam recolocar produção artística e experiência cotidiana mais próximos através da apropriação, quase subversiva, de meios e suportes, e que com isso acabam por revelar questões essenciais para compreendermos a realidade atual.

Saiba mais sobre este artista no acervo