Em sua décima terceira edição, o Videobrasil celebra o lançamento de um projeto que reforça sua preocupação em investir e promover pesquisas sobre a arte eletrônica. Nessa nova iniciativa, o Festival, que sempre incentivou investigações e experimentações, abre espaço para a estréia de obras e a exposição de projetos que serão executados futuramente. Os autores apresentarão as principais idéias envolvidas em cada trabalho, discutindo-as e levantando questões essenciais para o diálogo e o avanço de meios e suportes.

Para iniciar o programa, Lucas Bambozzi apresentará 4 Walls/4 Paredes, projeto desenvolvido durante um período de pesquisas na Grã-Bretanha. Artista oriundo da videoarte que vem investindo e explorando novas plataformas, Lucas Bambozzi propõe uma objetiva e importante discussão sobre a privacidade numa era marcada pelo surgimento de um inédito e vasto espaço público constituído pela internet. 4 Walls/4 Paredes é um projeto apresentado originalmente para o Videobrasil. Esta será a primeira incursão do autor num conjunto que misturará instalação, performance, internet e CD-ROM.

German Bobe, por sua vez, faz a estréia mundial de sua obra Lovemoderne, primeiro filme feito pelo "enfant terrible" chileno para a internet. Humor e ironia se mesclam nas imagens do artista iconoclasta. Com a estréia e os encontros, o Videobrasil estende seu papel de não apenas exibir, mas também de estimular pesquisas que resultarão em novos desafios de forma e linguagem. A partir de agora, os encontros com autores que estão questionando conceitos tradicionais se tornarão parte integrante do Festival.

Artistas

Obras

Texto de curadoria 2001

Projeto 4Walls - Retratos interativos e Situações Invasivas

As imagens deste projeto se propõem como espelhos. São situações que representam experiências ligadas ao ato de observar e ser observado: sensação de se sentir um invasor em um espaço particular. O projeto sugere que o espectador perceba a si mesmo como um indivíduo inserido numa trama entrre domínios públicos e privados. Na forma de pequenas narrativas audiovisuais, as cenas mostram situações que supostamente acontecem entre quatro paredes (sexo, movimentos íntimos, ações repetidas ou aparentemente sem nexo para um observador casual). Ambiguamente simples e carregados de sentido, esses movimentos representam situações ordinárias de um mundo real, sensações advindas da observação ou do contato com o outro. Propondo uma situação reversa, uma inversão de papéis em que o público se torna o invasor, o projeto trata da simulação de sensações específicas, não exatamente ligadas à representação do voyeurismo ou da perversão, mas advindas de enfrentamentos que as pessoas geralmente evitam no contato social. Conectados a um novo tipo de espaço público que se forma vitualmente na internet, esses retratos em movimento podem expressar sentimentos compatíveis com a "verdade" estampada na face e nas ações das pessoas. Emoções indefinidas, imperfeitas e em estado bruto são elementos valiosos neste projeto.

ASSOCIAÇÃO CULTURAL VIDEOBRASIL, "13º Festival Internacional de Arte Eletrônica Videobrasil": de 19 a 23 de setembro de 2001, p. 217, São Paulo, SP, 2001.