Artistas

Obras

Texto crítico Gianni Toti, 1992

Da Arte-Chaos ao VideoZaum e à Interminável Inteligência do Pensamento Poemático

Eis que Gianni Toti faz suas propostas mais recentes com seus três poematronics: as novas linguagens implícitas nas últimas mediatrônicas como meios-fins para permitir, em primeiro lugar, a confrontação criativa entre modelos mentais da ciência e da arte (Ordre, Chaos, Phaos e dos sete VideoPoemas Científicos realizados para a exposição O Imaginário Científico, na Géode da cidade das Ciências Técnicas e Industriais de La Villette, Paris); em segundo lugar, a prova de que é possível hoje, com as linguagetrônicas videografar um verdadeiro Canto para os sonhos linguageiros da poesia Zaum (transmental) dos habitantes do futuro das primeiras vanguardas revolucionárias do século (os sonhos revolucionários de Vélimir Chlebnikov, e do segmento mais coerente do futurismo russo, na comédia eletrônica ou PoemaloDrame de SqueeZangeZaum; em terceiro lugar a experiência do Video-Poema-Ensaio ao nível da questões epocais do saber univers(al)itárias (com o VideoCanto à cultura de Terminale Intelligenza, feito por encomenda da Universidade de Pisa).

Como vemos (e veremos) são três as perspectivas de Gianni Toti, abertas no horizonte da ultrapassagem da telinha e telas maiores rumo à conquista do espaço total sinesteeatrônico ou todas as sinestesias do teatro como lugar universal de todas as artes (aí incluídos a cinematelematografia, o teatro híbrido-virtual, a telepresença, phosphenografia, a fotônica, etc) possibilitando reestabelecer o contato perdido com o novo público que ainda se ilude com a miragem de uma interatividade ilusória - a verdadeira atividade dos públicos neo-generacionais, como sempre, é a finalização, a complementação da obra iniciada pelos autores ("aqueles que aumentam o mundo da vida") em direção a gesamtkunstwerke sonhada por Wagner e decendentes, até nós (de Schereberg a Skriabin a Tatlin a Chlebnikov a Paik aToti, etc).

Assim, a oferenda das proposições totianas (escritas em língua totianizada, é claro! ou toti-neo-Zaum), os destinatários brasileiros, e outros, poderão fazer interagir os paradigmas mentais dos atraentes singulares ou grafico-fraetálicas da ordem-caos e das leis da evolução, que se assemelham mais às leis rimbaudianas do desregramento dos sentidos; e pensar e repensar a relação entre as imagens e as músicas verbais como músicais imaginais e verbos musico-imaginais, enquanto a imaginário dos saberes se oferecerá às passagens dos modelos meta-inimaginários em direção às fronteiras psico-perceptivas que devem ser franqueadas para vivenciar a época das linguagens imaginais em outras profundezas, diferentes daquelas de campos restriitos e de tempos e de velhas velocidades sensoriais.

São sonhos hiperbólicos para estes tempos de um fim? Talvez, e por que não? "Por que se limitar a fazer coisas difíceis quando, com um pouco mais de esforço, é possível fazer coisas impossíveis? Quem, quem perguntou isto? "É preciso fazer rápido, se ainda queremos ver alguma coisa"… e isto, quem? Toti, sim, mas quem antes dele? Ler-ver seus VideoPoemas…

ASSOCIAÇÃO CULTURAL VIDEOBRASIL. "9º Festival Internacional Videobrasil": de 21 a 27 de setembro de 1992, p.36, São Paulo-SP, 1992.