Curadoria convidada |

Obras

Texto de curadoria Julien Temple, 1992

pop video, em seus quinze anos de existência, revolucionou todos os aspectos da imagem em movimento na cultura popular. Toda uma geração cresceu vendo o mundo através de music videos. Com isso, ela ganhou na percepção e na comunicação visual, embora tenha esquecido como se lê um jornal. Os jovens aprenderam com os music videos e seus sofisticados conteúdos visuais, a apreciar o impacto de um movimento de câmera, o uso da cor, as diferentes sensibilidades dos filmes, o controle da ação, etc. A nova fluência na linguagem do filme permitiu uma comunicação com o público jovem nos mais puros caminhos visuais.

Apesar do conservadorismo das gravadoras, a produção de music videos permanece extraordinariamente aberta. Nenhuma outra forma de produção cinematográfica atinge audiência tão ampla, espalhada por todo o mundo, com tão pouca interferência na idéia original. É também a forma mais espontânea de fazer um filme: você pode imaginar um music video ao deitar e, duas semanas depois, apresentá-lo, com o artista certo, para uma audiência maior do que a de E.T., em todo o mundo. Desde o cinema mudo, nenhum gêrero exerceu uma atração tão universal. Os music videos falam sem barreiras, através da combinação de música e imagens, para uma platéia jovem, numa escala global.

Os music videos estimularam o surgimento de diretores jovens, que teriam que esperar anos para dirigir em outros segmentos. Este aporte de novas personalidades e ideias no laboratório dos music videos significa a ampliação das fronteiras do visualmente possível. Críticos de cinema de meia idade lamentam, numa atitude míope, o impacto dos music videos sobre a narrativa tradicional do cinema. O music video responde às realidades do mundo em que vivemos mais depressa que qualquer outro gênero e reflete, com mais clareza, como o público jovem o vê. Rejeitar seu impacto, é comportar-se como o avestruz, com a cabeça enfiada na areia, sem aceitar que os tempos mudaram, quer se queira, quer não.

ASSOCIAÇÃO CULTURAL VIDEOBRASIL. "9º Festival Internacional Videobrasil": de 21 a 27 de setembro de 1992, p.65, São Paulo-SP, 1992.