A videoinstalação, cada vez mais reconhecida pelas instituições artísticas, utiliza-se da tecnologia da imagem eletrônica como base para elaborar uma arte contemporânea. As relações entre espectador e monitor mudam em uma videoinstalação, pois a imagem em duas dimensões sai do seu plano e se expande até o espaço exterior para levar o tempo e o movimento ao cenário. As 11 videoinstalações apresentadas, bastante diversas entre si, mostram as amplas possibilidades do que pode ser feito e são uma rara oportunidade de se conhecer o trabalho de artistas internacionalmente consagrados.

A videoinstalação Ações Reflexas, de Guto Citrangulo, era composta por alguns monitores sobre o lago do SESC Pompéia que emitiam imagens amplamente divulgadas de momentos geradores de catarses coletivas. Em contraponto, outros monitores, pendurados no teto por cabos de aço, exibiam nuvens que passavam no céu. Citações da obra de Platão complementavam a obra.

Artistas

Obras

Depoimento Guto Citrangulo, 1994

Ações Reflexas

Sobre o lago do Sesc Fábrica da Pompéia alguns monitores emitem imagens amplamente divulgadas de momentos geradores de catarses coletivas. Em contraponto, outros monitores exibem nuvens que desfilam tranquilamente no céu. Imagens que, refletidas na superfície da água,  geram ações reflexas, pálidas imitações da realidade ou simulacros. Citações da obra de Platão completam o quadro, lembrando – nos que a simples análise no campo do visível nos leva ao erro e à ilusão, uma vez que a opinião nos proporciona apenas um conhecimento parcial entre a ignorância e a verdade.

ASSOCIAÇÃO CULTURAL VIDEOBRASIL. "10º Videobrasil: Festival Internacional de Arte Eletrônica": de 20 a 25 de novembro de 1994, São Paulo-SP, 1994.