A videoinstalação, cada vez mais reconhecida pelas instituições artísticas, utiliza-se da tecnologia da imagem eletrônica como base para elaborar uma arte contemporânea. As relações entre espectador e monitor mudam em uma videoinstalação, pois a imagem em duas dimensões sai do seu plano e se expande até o espaço exterior para levar o tempo e o movimento ao cenário. As 11 videoinstalações apresentadas, bastante diversas entre si, mostram as amplas possibilidades do que pode ser feito e são uma rara oportunidade de se conhecer o trabalho de artistas internacionalmente consagrados.

Ressurection Body, videoinstalação da artista norte-americana Rita Myers, procura localizar o corpo humano como um lugar para expressão de sentidos desestabilizados e reconstituídos.

Artistas

Obras

Depoimento Rita Myers, 1994

Ressurection Body (para meu pai)

Há muitos anos atrás vi um trabalho de Christoforo Simone dei Crocefissi intitulado The Dream of the Virgin (O Sonho da Virgem), pintado por volta de 1350 a.C.. Essa pintura retrata uma árvore parcialmente ressecada elevando-se do corpo da Virgem adormecida. Esta repousa indolentemente sobre uma cama decorada com ornamentos, subliminarmente consciente de uma figura sentada a pouca distância, livro aberto nas mãos lançando seu olhar fixo em direção à Virgem. A árvore ostenta uma representação de Cristo, crucificado em seus galhos.

Mais ou menos na mesma época, eu descobri uma imagem de similar ressonância, um corpo morto representado como um lugar para a manifestação de um fenômeno sagrado. Nesse desenho, reproduzido a partir de um tratado alquímico por um autor anônimo da 14ª centúria, um homem nú está caído numa paisagem estéril. Ele aperta o lado direito de seu peito que foi atravessado por uma flecha. O seu falo foi transformado numa enorme árvore florescente, que se espalha sobre o seu centro, elevando-se acima da paisagem.

Fiquei enamorada por essas e muitas imagens similares dessas centúrias. Apenas mais tarde eu percebi que, para mim, o significado subjacente delas, repousava não apenas na aparência miraculosa de um arquétipo do recesso do corpo, mas também na interseção de tema e transição.

Em 16 de Março de 1993, às 18h30min, meu pai sucumbiu ao final de uma longa e terrível doença. Nas minguantes horas desse dia, nós esperamos junto a ele o momento de sua morte chegar. Nesse momento singular, a sua essência desapareceu. Nesse momento singular, alguma parte do meu próprio ser também sumiu. A certeza a respeito da fundamental coesão entre permanência e transição rompeu-se e desapareceu.
 

Resurrection Body, produzido em outubro de 1993, procura localizar o corpo humano como um lugar para a expressão de sentidos desestabilizados e reconstituídos. Nesse cenário, o eterno ícone espiritual procura sua contraparte contemporânea, extraído do corpo como presença biológica – colocado numa imagem mais difusa, ainda que historicamente fundamentada, mediada por tecnologia visual e médica – e da necessidade reescrita como um estado de desejo.

ASSOCIAÇÃO CULTURAL VIDEOBRASIL. "10º Videobrasil: Festival Internacional de Arte Eletrônica": de 20 a 25 de novembro de 1994, São Paulo-SP, 1994.