A videoinstalação, cada vez mais reconhecida pelas instituições artísticas, utiliza-se da tecnologia da imagem eletrônica como base para elaborar uma arte contemporânea. As relações entre espectador e monitor mudam em uma videoinstalação, pois a imagem em duas dimensões sai do seu plano e se expande até o espaço exterior para levar o tempo e o movimento ao cenário. As 11 videoinstalações apresentadas, bastante diversas entre si, mostram as amplas possibilidades do que pode ser feito e são uma rara oportunidade de se conhecer o trabalho de artistas internacionalmente consagrados.

A videoinstalação A Casa dos Monstros, de Marcelo Tas, é uma versão eletrônica potencializada da famosa "Sala dos Espelhos" dos antigos parques de diversão. Uma obra onde o visitante defronta-se com o monstro que tanto mete medo nos seres humanos: ele mesmo.

Artistas

Obras

Ensaio Marcelo Tas, 1994

A Casa dos Monstros

Nem é preciso consultar as estatísticas para constatar que a imagem mais presente no olho humano durante o curto período de vida do homem é a do seu próprio corpo. Na maior parte das vezes, do seu próprio corpo refletido no espelho.
Durante os 365 dias do ano, o homem se observa atentamente. E tenta sem sucesso domesticar a besta quadrada que o habita. Escova os dentes, raspa a barba com lâminas de alumínio, arranca os pelos da perna e virilha com cera quente, extirpa, um a um, com uma pinça de metal, os incômodos cabelos que teimam em brotar na sua testa e também dentro do seu nariz.
O homem é descendente de mamíferos, répteis e bactérias selvagens. Mas, tenta desesperadamente se afastar desse parentesco constrangedor. A indústria de cosméticos corre ao seu auxílio com creminhos, pomadas, bolsas de silicone, loção pós-barba, xampu anti-caspa, tinturas, rímel, batom, mercurocromo e mertiolate. Academias de ginástica tentam em vão modelar o seu corpo desajeitado e flácido.
Psicanalistas chegam a tomar quatro sessões de 50 minutos por semana buscando acalmar sua mente aflita e primitiva. Cirurgiões-plásticos super bem pagos acionam estiletes a laser para cortar tecidos esponjosos, joanetes, cancros, unhas encravas e papadas caídas...
Com medo das suas deformidades e da sua feiura intrínsecas, o Homem tenta controlar o incontrolável. E não tem sucesso. No final das contas, o monstro que o habita é mais forte do que o próprio Homem. E está ansioso para sair de casa.
A Casa dos Monstros é uma videoinstalação onde as pessoas vão poder ficar cara-a-cara, sem correr riscos, com esse monstro que tanto mete medo nos seres humanos: eles mesmos. É uma versão eletronicamente potencializada da famosa “Sala de Espelhos” dos antigos parques de diversão.
Uma brincadeira para você  se assustar e se divertir com você mesmo, seu monstro.

ASSOCIAÇÃO CULTURAL VIDEOBRASIL. "10º Videobrasil: Festival Internacional de Arte Eletrônica": de 20 a 25 de novembro de 1994, São Paulo-SP, 1994.