Comissão de seleção |

Artistas selecionados

Obras selecionadas

Prêmios e menções

Membros do Júri

Projeto de troféu

Texto crítico Amir Labaki, 19/11/1996

Produção nacional monopoliza premiação do 11º VideoBrasil.

Cinco produções nacionais em vídeo arrebataram os principais prêmios do 11º VideoBrasil - Festival Internacional de Arte Eletrônica, encerrado anteontem à noite em São Paulo.

Três das cinco menções honrosas do júri oficial também foram atribuídas a vídeos brasileiros. É sobretudo como um estímulo à variedade que esse predomínio deve ser interpretado.

A sessão de premiados que sucedeu o anúncio dos prêmios esteve longe de empolgar, e seu progressivo esvaziamento foi a prova cabal disso.

O grande vencedor, ''Ogodô Ano 2000'', do baiano Marcondes Dourado, reitera de forma pouco original a contemplação melancólica e estetizante do Carnaval.

Imagens captadas numa zona gay de Salvador na Quarta-Feira de Cinzas de 1995 são ralentadas e varridas horizontalmente por feixes coloridos.

A câmera lentamente percorre os corpos da cabeça aos pés, retornando aos rostos, captados em expressões que inequivocamente remetem ao belo ensaio fotográfico de Arthur Omar, ''Antropologia da Face Gloriosa''.

Premiado em segundo lugar, ''O Fim da Viagem'', de Carlos Nader, foi o ponto alto da noite. Uma viagem de um motorista de caminhão que transporta porcos é minuciosamente acompanhada.

O despertar em casa, a solidão na boléia, a cumplicidade dos companheiros de estrada, a crua entrega da carga, a volta ao lar sucedem-se sem apoteose.

Nader manipula os registros do documentário e da ficção e demonstra pleno controle narrativo.

O terceiro prêmio ficou com a irregular colagem cômica ''Adeus, América'', de Patrícia Moran, que joga com a história do continente e estereótipos da colonização.

Já o inédito voto do público da TVE elegeu o voyeurismo em ritmo de zap de ''Sex 2000'', em que Ricardo Afonso Mendonça pretende ter desenvolvido um ensaio audiovisual foucaultiano sobre a sexualidade contemporânea.

''Sex 2000'' recebeu 1.140 dos expressivos 6.353 votos por telefone.

Já o prêmio Aliança Francesa-INA (Instituto Nacional do Audiovisual), que oferece ao vencedor um estágio de desenvolvimento em computação gráfica na conceituada produtora francesa Ex-Machina, foi para Milenne Tanganelli, por ''Virtual World''.

As menções honrosas foram concedidas aos vídeos ''Vada'', de Henrique Goldman, ''Território(s)'', de Malek Bensmail, ''15 Filhos'', de Maria Oliveira e Marta Nehring, ''O Menino, a Favela e as Tampas de Panela'', de Cao Hamburguer, e ''Making Out in Japan'', de Janet Merewether.

Os mais de 350 vídeos inscritos para o festival deste ano, incluindo os premiados e demais selecionados para a competição (69 no total), podem ser conferidos gratuitamente até domingo na videoteca montada no Sesc Pompéia (rua Clélia, 93, Pompéia).

Folha de São Paulo. São Paulo, 19 de novembro de 1996. Ilustrada, p.4-7.