A dupla francesa apresenta uma performance que combina recursos e linguagem da Internet com música e vídeo, para produzir um verdadeiro espetáculo 

A performance Home of the Page consiste, antes de mais nada, em um show ao vivo que integra uma grande variedade de elementos, desde os mais convencionais a esse tipo de evento (como música e dança) até inovações que passam sobretudo pelo uso da tecnologia eletrônica e, principalmente, dos recursos e linguagem da Internet. Segundo o autor Jérôme Lefdup, Home of the Page “oferece uma representação do Mundo Cibernético”, na qual “toda sonoridade nos remete a uma parte diferente do mundo, da mesma maneira que a Web faz”.

O ambiente da performance é montado num amplo espaço físico, no qual estão dispostos os elementos utilizados pelos autores. Na área central, como um verdadeiro palco, se apresentam os personagens do evento. São, ao todo, nove músicos e dois dançarinos, que conduzem um verdadeiro show ao vivo. Simultaneamente, uma instalação eletrônica estabelece uma integração entre imagens, sons e signos e os performers. Três telões gigantes, compondo uma única imagem de 180 graus, geradas por três câmaras DVD, produzem o pano de fundo visual. Outras imagens, editadas ao vivo, são exibidas em monitores dispostos pelo espaço, acompanhadas também por uma sonorização variada mas sempre integrada ao conjunto. Uma conexão com a Grande Rede integra imagens de sites e home pages com o ambiente da performance e permite também a intervenção on line de outros artistas, em outras partes do mundo, convocados a participar do evento. “A música deve refletir a diversidade das home pages pelas quais navegamos durante uma Viagem Cibernética e procura fazer com que a audiência sonhe e dance ao mesmo tempo”, define o autor.

Há um enredo entrelaçando esses elementos: um caso de amor cibernético em que um homem e uma mulher se procuram pelo e-mail, lutando contra problemas técnicos típicos da rede, como arquivos não encontrados, endereços desconhecidos e baixa taxa de transmissão. Ícones típicos do universo dos bites e bytes complementam uma mensagem visual recheada de signficados informático-artísticos.

O autor de Home of the Page é um reconhecido multiartista europeu, cuja formação de músico propiciou-lhe recursos para explorar o universo da sonoridade em suas performances e instalações. Nascido em Paris, em 1961, Jérôme Lefdup, apesar de ter se diplomado na Escola Superior de Artes Decorativos (Seção Vídeo), iniciou-se profissionalmente como compositor de trilhas sonoras para curtas metragens. Artista inquieto, fascinado pelo mundo da eletrônica, não hesitou em incorporar elementos do vídeo às suas manifestações artísticas a partir dos anos 80. É nesta época que cria, junto com amigos, o grupo Les Maîtres du Monde (Os Mestres do Mundo) e começa a construir um amplo currículo de performances, produções em vídeo e concertos por toda a Europa.

O trabalho apresentado no Videobrasil é uma produção exclusiva para o evento, que conta com a participação de performáticos, músicos e dançarinos franceses e brasileiros. Também assina a autoria da performance o irmão de Jérôme, Denis, formando uma dupla de criadores já reconhecida por tantos trabalhos e apresentações assinadas com a marca Lefdup & Lefdup.

Artistas

Obras