Curadoria convidada |

A fundadora do Fournos, um centro de artes e multimídia em Atenas, Grécia, apresenta uma seleção de videoartistas gregos, demonstrando a fecundidade do gênero naquele país.

Artistas

Obras

Texto de curadoria Dodo Santorineos, 2001

O convite "carta-branca" é uma oportunidade e ao mesmo tempo um desafio para aquele que o aceita. Acima de tudo, é uma oportunidade de explorar a rede de comunicações formada entre os habitantes da aldeia global e a criação de uma estrutura forte onde todas as particularidades culturais e políticas possam caber. O vídeo está em pleno desenvolvimento e é a arte grega de passado mais recente (15 anos), mas tem mostrado vigoroso desenvolvimento, já que progressivamente artistas e seus trabalhos foram se destacando do contexto local, permitindo que novos elementos fossem incluídos e assimilados. Assim, foi dada à videoarte uma presença marcante na expressão artística contemporânea.

Fournos, o centro que fundamos na Grécia, é o primeiro lugar no país que tem sistematicamente posto artistas gregos em contato com a videoarte e centros internacionais de promoção e produção de vídeo. Estamos felizes de termos sido convidados, após 10 anos de existência, a exibir exemplos de trabalhos de artistas gregos. Os trabalhos apresentados foram todos premiados no Mediaterra Festival – com exceção de Manthos Santorineos, fundador da Fournos, que como artista criou seus próprios vídeos mas também promoveu e produziu trabalhos de outros artistas. Vouvoula Skoura tem uma formação de design gráfico e cinema. Angela Melitopoulos é uma artista greco-alemã que já apresentou trabalhos em vários festivais internacionais e Nikos Giavropoulos é um jovem artista de promessa. O programa também inclui um trabalho de Mary Christea, uma artista visual.

ASSOCIAÇÃO CULTURAL VIDEOBRASIL, "13º Festival Internacional de Arte Eletrônica Videobrasil": de 19 de setembro de 2001 a 23 de setembro de 2001, p. 154, São Paulo, SP, 2001.