“Homenagem peripatética ao herói Waly Salomão”, a performance é uma excursão guiada por referências à obra poética e musical de Salomão e ao vídeo “Heróis da Decadên(s)ia”, do próprio Tadeu Jungle, artista multimídia, diretor de videoclipes e filmes publicitários e expoente da primeira geração de videomakers brasileiros. Conduzida por personagens midiáticos caracterizados (as monitoras, câmara-palhaço, o fotógrafo, o líder da excursão), a performance leva um grupo de visitantes para passear por ambientes variados do SESC Pompeia, antiga fábrica remodelada pela arquiteta Lina Bo Bardi onde acontece o Videobrasil, ao som de poemas e músicas de Salomão, com paradas para experiências diversas e para a exibição de “Heróis”, que venceu o 5º Grande Prêmio do Videobrasil, em 1987.

Artistas

Obras

Texto de curadoria 2003

Onde Estão os Heróis?

“Homenagem peripatética ao herói Waly Salomão”, a performance é uma excursão guiada por referências à obra poética e musical de Salomão e ao vídeo “Heróis da Decadên(s)ia”, do próprio Tadeu Jungle, artista multimídia, diretor de videoclipes e filmes publicitários e expoente da primeira geração de videomakers brasileiros. Conduzida por personagens midiáticos caracterizados (as monitoras, câmara-palhaço, o fotógrafo, o líder da excursão), a performance leva um grupo de visitantes para passear por ambientes variados do SESC Pompeia, antiga fábrica remodelada pela arquiteta Lina Bo Bardi onde acontece o Videobrasil, ao som de poemas e músicas de Salomão, com paradas para experiências diversas e para a exibição de “Heróis”, que venceu o 5º Grande Prêmio do Videobrasil, em 1987.

A obra que a performance revisita nasceu, de acordo com Jungle, da procura de respostas, na década de 1980. “O sentimento de que algo virtual estava em falta era grande. Um rumo. Respostas. E mais do que tudo, perguntas. Ali, na pós-ditadura, no meio do silêncio, da ‘década perdida’. Sem pode. Sem bússola. Acreditando. Catando cacos. Das mãos de Waly, Leminski. Glauber, Chacrinha. Wesley, Zé Celso. Oswald, Oiticica. Piva, Augusto. Casos colados. Fragmentos ajuntados. Pound, Vertov. Cenas editadas. Frases poesia. Música fazendo trilha. Gil, Caetano. Doors, Beatles. Ultraje, Satie. Olhando pra vida como um filme. Sem heróis (...) Tropecei. E deu no vídeo ‘Heróis da Decadensia’ (sic). Vamos revê-lo quase 20 anos depois. Hoje, numa homenagem a Waly Salomão. Aquele que era sozinho, um bando. Uma turma de heróis.”

Na excursão performática, que começa na entrada do SESC Pompeia, Jungle conduz um grupo de pessoas por espaços onde acontecem surpresas, encontros inusitados e experiências sensoriais e criativas. Em uma das paradas, os participantes desenham sobre uma imagem de Waly projetada do teto sobre uma tela em branco. Na trilha sonora que caminha com a excursão, os sons do vídeo se misturam a ruídos pré-gravados e a músicas de Salomão.

Formado em TV em São Paulo, com mestrado pela San Francisco State University, na Califórnia, Tadeu Jungle fez grafite poético, “mail –art” e projetos gráficos antes de começar a trabalhar com imagem. Com a TVDO, da primeira geração das produtoras independentes brasileiras, criou videoinstalações e teve vídeos experimentais premiados nas cinco primeiras edições do Videobrasil. Na TV co-dirigiu com Nelson Motta o musical “Mocidade Independente” (Bandeirantes), apresentou o musical “Fábrica do Som” (Cultura) e dirigiu o programa de variedades “TV MIX” (Gazeta), entre outros projetos. Realizou videoesculturas e videoinstalações no Videobrasil e na exposição “A Trama do Gosto”. 

ASSOCIAÇÃO CULTURAL VIDEOBRASIL, "14º Festival Internacional de Arte Eletrônica Videobrasil": de 22 de setembro de 2003 a 19 de outubro de 2003, p. 192 a 191, São Paulo, SP, 2003.