• 
	Ten Thousand Waves (2010). Cortesia do artista, Metro Pictures, New York e Galeria Victoria Miro, Londres 

    Ten Thousand Waves (2010). Cortesia do artista, Metro Pictures, New York e Galeria Victoria Miro, Londres 

  • 
	Fantôme Créole (2005). Cortesia do artista e Galeria Victoria Miro, Londres 

    Fantôme Créole (2005). Cortesia do artista e Galeria Victoria Miro, Londres 

  • 
	Red Chamber Room (Ten Thousand Waves) I 2010. Cortesia do artista e Galeria Victoria Miro, Londres 

    Red Chamber Room (Ten Thousand Waves) I 2010. Cortesia do artista e Galeria Victoria Miro, Londres 

  • Before Paradise (2002). Cortesia do artista e Galeria Victoria Miro, Londres 
    Before Paradise (2002). Cortesia do artista e Galeria Victoria Miro, Londres 
  • Mise-en-scene (Ten Thousand Waves) I 2010. Cortesia do artista e Galeria Victoria Miro, Londres 
    Mise-en-scene (Ten Thousand Waves) I 2010. Cortesia do artista e Galeria Victoria Miro, Londres 

Isaac Julien em São Paulo

A+ a-
postado em 31/08/2012
Exposição promove encontro público com o artista

Palestra de Isaac Julien: dia 2 de setembro, às 17h

Assinalando o início da exposição Isaac Julien: Geopoéticas, será promovida uma palestra com o artista no dia 2 de setembro, em São Paulo, Brasil. O encontro deve ampliar para o público brasileiro o conhecimento sobre essa produção que, para a curadora da exposição, Solange Farkas, se alinha com uma longa pesquisa que empreende no sentido de estabelecer diálogos entre questões sociais e artísticas.

Ela explica: “de um lado, o viés poético-político [de Isaac Julien] remete à herança que emerge necessariamente na produção artística das regiões do Sul geopolítico do mundo, nosso escopo principal de pesquisa. De outro, ao explorar as possibilidades de um cinema que se expande da tela para o ambiente, espalhando pelo espaço estilhaços narrativos que não se compõem senão na fruição de cada um, ele nos lembra o trajeto do próprio vídeo no contexto da arte contemporânea”.

Essa fragmentação da linearidade cinematográfica acompanha uma preocupação com criar novas possibilidades de experiência artística – aspecto evidente no modo como suas experimentações visuais foram gradativamente subvertendo o padrão de criação e fruição em cinema. “Para mim, a questão central era descobrir qual seria a diferença estética e sensorial entre as experiências de assistir a um filme em um museu ou galeria e na sala de cinema. Queria explorar essa abordagem nova, incomum”, afirma Julien sobre seu trânsito da sala escura ao cubo branco.

O título da mostra revela outra faceta recorrente nas obras do artista: o protagonismo da paisagem, da situação geográfica dos indivíduos e acontecimentos. Julien observa que “de certo modo, minha formação artística provavelmente está mais próxima a alguns dos artistas que trabalham com surrealismo etnográfico, como André Gide e Michel Leiris. Eles se interessavam por uma certa poética do político, e acho que isso se perdeu em tempos recentes. Então, realmente estou interessado em tentar resgatar isso no meu trabalho, mas, ao mesmo tempo, em retrabalhar a questão a partir de uma posição subjetiva diferente”.

Por outro lado, há uma importante relação da obra de Julien com a poesia escrita – expressão a que o artista recorre para inspirar, iluminar ou ampliar sentidos de trabalhos. “A poesia espelha algumas de minhas preocupações visuais, que dizem respeito à forma como quero produzir imagens. Para mim, a relação com a poesia é uma maneira de buscar uma abordagem mais lírica na criação de imagens. Esta abordagem literária funciona muito bem em filmes de natureza mais imagética, e que levantam questões menos didáticas do que seriam em um registro político. Isso tudo tem a ver com minha preocupação em casar o poético com o político, e vice-versa”.

Esses e outros aspectos de sua produção serão abordados no encontro público de que Isaac Julien participa no dia 2 de setembro. O encontro será transmitido e relatado pelo Forum Permanente, online em tempo real.

Palestra de Isaac Julien: dia 2 de setembro, às 17h
Exposição: de 4 de setembro a 16 de dezembro
SESC Pompeia | Teatro

Cobertura online pelo Forum Permanente.

Saiba mais detalhes sobre a exposição.