Mostra Fluxus celebra dicotomia

A+ a-
postado em 21/11/2012
Exposição também comemora os 50 anos do grupo que lhe empresta o nome

Fluxus | Black&White é uma exposição que remonta o passado recente da história do audiovisual no contexto das artes dos anos 1960 e 1970. Nesse momento, os artistas criam imagens, usando câmeras alternativas como o Super-8, 16mm e o Portapak, que passam a integrar suas experimentações de linguagem. Inspirados pelo contexto das vanguardas históricas, retomam o conceito de que a imagem é, em si, um meio para a expressão de sua arte, incorporando-a a tudo que está ao seu redor. Com o vídeo, essas possibilidades se ampliam ainda mais devido a seu caráter instantâneo; os artistas começam a utilizá-lo em tempo real, nas performances e happenings.

As imagens de cinema, caras e quase sempre restritas aos modelos narrativos cinematográficos, passam a ser metaforicamente demolidas numa reconstrução de novos e infinitos sentidos. Esse território impuro é solo fértil para o nascimento da videoarte e para a consagração do filme fora de seu espaço convencional. O filme/vídeo se vê integrado ao universo cósmico das artes, e ocupa museus e galerias. O pensamento vanguardista estava correto; à arte não caberia restrições linguísticas, nem técnicas, nem espaciais.

A exposição comemora os 50 anos da criação do movimento Fluxus incluindo 36 filmes em p&b, da seleção Fluxfilm Anthology, realizados no período de 1962 a 1970, compilados pelo fundador do Fluxus, George Maciunas (1931-1978), A antologia é composta por vários artistas que celebram o humor efêmero do movimento Fluxus tais como Nam June Paik, Wolf Vostell, Yoko Ono, Ben Vautier, Paul Sharits.

A exposição também sugere uma provocativa dicotomia entre as imagens preto & branco e posturas de gênero feminino & masculino. De um lado estão as artistas mulheres, com sua força contestadora, expondo sua expressividade; e de outro, os homens que reafirmam seus domínios no amplo e eclético espaço das artes. Dennis Oppenheim, Ivens Machado, Joan Jonas, Letícia Parente, Mako Idemitsu, Martha Rosler, Nam June Paik & Jud YaLKUt, Woody Vasulka e Fluxfilm Anthology participam da mostra, que inaugura hoje.

Saiba mais no site do evento.
Tags
Acontece