• 
	Planos para Experimento Barracão 2 (relacionado com as experiências anteriores Ninhos), incluído no Museu de Arte Moderna de Informação de exposições de 1970, 1970.

    Planos para Experimento Barracão 2 (relacionado com as experiências anteriores Ninhos), incluído no Museu de Arte Moderna de Informação de exposições de 1970, 1970.

Latinos e norte-americanos

A+ a-
postado em 06/02/2013
Exposição em NY enfoca arte conceitual

O conceito de Umberto Eco de “obra aberta” – uma obra de arte que não poderia ser concluída sem a participação do espectador – , era muito útil para artistas conceituais latino-americanos desde os anos 1960 até a década de 1970, ajudando a embasar o caráter colaborativo e performativo de suas obras. Open Work in Latin America, New York & Beyond: Conceptualism Reconsidered, 1967–1978 apresenta a natureza ampla do conceitualismo, exibindo 91 obras, entre livros, vídeos, som, gravuras, desenhos, instalações e fotografias de 36 artistas que atuam na América Latina e nos EUA. A exposição fica em cartaz de 7.2 a 5.5.

Apesar de não se tratar de uma pesquisa histórica, a mostra aborda um desejo comum de usar o corpo para desestabilizar os sistemas de representação, compartilhado por artistas da América Latina que trabalham em modos conceituais 1967-1978, como Artur Barrio, Luis Camnitzer, Sigfredo Chacón, Eduardo Costa, Iole de Freitas, Antonio Dias, Rubens Gerchman, Cildo Meireles, Ana Mendieta, Marta Minujín, Hélio Oiticica e Anna Bella Geiger (que tem obras no Acervo Videobrasil), entre muitos outros.

Para mais informações sobre eventos relacionados, incluindo palestras de Dan Quiles e Gabriela Rangel, e performances e projeções organizadas por estudantes do Hunter College, acesse o site da instituição.

fonte: E-flux