Lançamento: Canal VB

A+ a-
postado em 25/09/2013
Três décadas de trajetória sob um olhar sempre atual: novo canal online traz a público depoimentos, gravações exclusivas e registros históricos

Uma performance em que o artista brasileiro José Roberto Aguillar embrulha o Museu da Imagem e do Som, em São Paulo, em uma homenagem ao búlgaro Christo (acima), e uma entrevista da artista norte-americana Aysha Quinn (abaixo) à televisão brasileira. Ambas dos anos 1980, as duas passagens históricas do Festival de Arte Contemporânea Sesc_Videobrasil estão entre os conteúdos que passam a ficar à disposição do público na web.

O Canal VB compila e facilita o acesso a entrevistas, reportagens e outros registros de personagens e momentos relevantes da trajetória do Festival, que completa 30 anos em 2013. O novo canal online integra a série de conteúdos, publicações e programações que comemoram a data, culminando no 18ª Festival, programado para novembro, em São Paulo.

Hoje aberto a todas as manifestações artísticas e voltado para a produção do Sul geopolítico do mundo, o Videobrasil surgiu em 1983 para abrigar a então nascente produção brasileira em vídeo. Em três décadas, o Festival se transformaria em consonância com o meio, acompanhando sua aproximação do campo das artes. 

O conteúdo inicial do Canal VB cobre a primeira fase do Festival. Em um contexto marcado pelo declínio do regime militar brasileiro, a televisão atuava fortemente no imaginário de uma geração de artistas e realizadores, que queriam tomar o meio para revelar outras visões do mundo. O vídeo tornava-se uma espécie de “contra-televisão”, trazendo uma nova visualidade a uma geração de autores sedentos por práticas experimentais.

Além dessa coleção inicial, que reúne 37 vídeos organizados em diferentes sub-canais e coloca em pauta os primórdios do Festival, o acervo crescerá quinzenalmente para incluir  registro de performances de nomes como Alexandre da Cunha, Chelpa Ferro e Coco Fusco, testemunhos de artistas e curadores que passaram pelo Festival, como Peter Greenaway Cao Guimarães, Waly Salomão, Breda Beban, Tom Van Vliet, Michael Mazière, Thomaz Farkas, Daniel Minahan e Stephen Vitiello, e muitos outros vídeo e registros.

Acesse agora mesmo o Canal VB.