• Father's footsteps, de Vygandas Simbelis. 2012, vídeo

    Father's footsteps, de Vygandas Simbelis. 2012, vídeo

  • The Sun Glows over the Mountains, Nurit Sharett. 2012, vídeo

    The Sun Glows over the Mountains, Nurit Sharett. 2012, vídeo

Sessões especiais na abertura do 18º Festival no CineSesc

A+ a-
postado em 06/11/2013
Sessão de Deserto Azul (foto), filme de Eder Santos, e parte da programação de vídeos de Panoramas do Sul marcam a noite

O primeiro dia de programação oficial do 18º Festival de Arte Contemporânea Sesc_ Videobrasil se desloca dos espaços expositivos do Sesc Pompeia para o cinema. Nesta quarta, dia 06 de novembro, começam no CineSesc (na rua Augusta) os Programas de Vídeo da Panoramas do Sul, mostra competitiva do 18º Festival. As 19h30, serão exibidos os vídeos Father’s Footsteps, de Vygandas Simbelis (Lituânia), e The Sun Glows over the Mountais, de Nurit Sharett (Israel), ambos do Programa 1. E às 20h45, o festival apresenta em sessão especial da sua programação, para convidados do Festival, o longa-metragem de ficção científica Deserto Azul, de Eder Santos. Eder, que é o único artista convidado desta edição, fez parte da trajetória do Videobrasil ao longo destes 30 anos, participando de 17 das suas 18 edições.

Ao todo, 22 obras em vídeo serão apresentadas no CineSesc, do dia 06 ao dia 14 de novembro, divididos em oito programas. O primeiro tem como tema História, regresso e pertencimento.

Deserto Azul é o segundo longa-metragem do artista Eder Santos. O filme é uma ficção científica rodada em Brasília e no deserto de Atacama, no Chile, com alusões ao modernismo e à arte contemporânea. No longa, em um futuro árido e desumanizado, um homem é atormentado por intuições e sonhos recorrentes com símbolos e um deserto. Ao partir em busca de respostas para suas inquietações, recebe revelações, conhece sua alma gêmea e tenta chegar ao lugar
de transcendência descrito pelo título do filme.

O elenco tem Odilon Esteves, Maria Luiza Mendonça, Ângelo Antônio e Chico Diaz. A fotografia de Deserto Azul foi dividida entre Pedro Farkas (A Ostra e o Vento, Um Copo de Cólera, Inocência, Os Desafinados e A Marvada Carne) e Stefan Ciupek, especialista em pós-produção digital que trabalhou nas produções internacionais 127 horas, Anticristo e no ganhador do Oscar Quem quer ser um milionário?. A trilha sonora é assinada por Fernanda Takai (Patu Fu) e obras de 11 artistas plásticos de destaque no universo das artes visuais, como Adriana Varejão, Carlito Carvalhosa, Nydia Negromonte e Rita Meyers, e do próprio Eder Santos, compõem os cenários do filme.

Saiba mais sobre os programas de vídeo e sobre a trajetória de Eder Santos e suas participações como artista no Festival.

E confira mais eventos de nossa programação na seção Agenda.

Serviço:

6 NOV (sessões para convidados)
19h30 - Programa  1 / Panoramas do Sul / Programa de Vídeo:
“Father’s Footsteps”, de Vygandas Simbelis (Lituânia)/ “The Sun Glows over the Mountais”, de Nurit Sharett (Israel)

20h45 – Sessão Especial
“Deserto Azul”, de Eder Santos (Brasil)
sessão fechada para convidados do Festival
 

no Cinesesc
Rua Augusta, 2075 - Cerqueira César, São Paulo SP
Tel.: +11 3087-0500 | facebook.com/cinesescsaopaulo
Metrô: Linha 2 (Verde) - Consolação
Veja a localização no Google Maps