Panoramas no SescTV

A+ a-
postado em 16/12/2013
Premiados do 18º Festival discutem suas obras no 5º episódio do Videobrasil na TV

No dia 16/DEZ, próxima segunda, às 23h, no SescTV, será exibido o quinto episódio da série Videobrasil na TV, o primeiro dedicado a explorar temas e questões suscitadas pela mostra competitiva Panoramas do Sul do 18º Festival de Arte Contemporânea Sesc_Videobrasil. O episódio “Panoramas do Sul: natureza e espaço, reconfigurações do olhar”, dá destaque aos artistas que, dentre os trabalhos apresentados no Festival, exploram temas como natureza, espaço urbano, a arquitetura, a mobilidade e vínculos de pertencimento. Três artistas vencedores de prêmios nesta edição participam do episódio: Bakary Diallo, Laura Huertas Millán e Ayrson Heráclito.

Segundo a curadora da mostra competitiva, Julia Rebouças, “nessa seleção vimos que muitos artistas usaram a natureza para falar de artificialidade, e também como algo que liberta o homem do material e do formal, onde se experimenta a espiritualidade”. Refletindo acerca do papel da natureza em seus trabalhos, os artistas Bakary Diallo, Coletivo Madeirista, Laura Huertas Millán, Roberto Bellini e Ayrson Heráclito falam sobre o processo de criação de suas obras.

Para Ayrson Heráclito, a natureza se relaciona com magia, e “o mágico são outras possibilidades de leitura, já que existem várias formas de estar nesse mundo”. Já para Roberto Bellini, que ressalta em seu trabalho a relação entre homem, natureza e morte dentro da realidade cultural brasileira, “quem trabalha com natureza tem uma paz de espirito em relação à vida e à morte, lida com esses temas de forma mais natural”.

Outros artistas como Christian Bermudez, Daniel Escobar e Daniel Jacoby falam sobre a experiência turística contemporânea, questionando a ideia do exótico e do deslocamento como experiência programada.

Gustáv Hámos, Haig Aivazian, Jacinto Astiazarán, Maria Klabin, Morgan Wong, Tatewaki Nio, Rodrigo Garcia Dutra e Sherman Ong falam sobre espaço urbano, monumento urbano, mobilidade, pertencimento e arquitetura como temas explorados em suas obras.

Para o artista Sherman Ong, que explora em seu trabalho processos de migração e questões sociopolíticas, “aqui em São Paulo todos podem ser brasileiros, me sinto em casa do outro lado do mundo. Não sinto isso em meu próprio país porque eu sou da Malásia, mas tecnicamente sou chinês”

A série composta de sete episódios estreou em 18/NOV e será exibida até 30/DEZ no canal SescTV, sempre às segundas, às 23h. Conheça a programação completa. 


Assista também aos programas Produção Independente: Televisão e abertura políticaOs primeiros anos do vídeo: Linguagem, tecnologia; Internacionalização: as visões do Sul; e Circuitos expandidos, todos já disponíveis no Canal VB. 


Confira os temas dos próximos episódios do Videobrasil na TV e as datas de exibição no SescTV:

“Panoramas do Sul: memória, identidade e política” (23/DEZ)

“Panoramas do Sul: imaginários contemporâneos” (30/DEZ)


Serviço:

Videobrasil na TV | 18º Festival de Arte Contemporânea Sesc_Videobrasil
Episódio “Panoramas do Sul: natureza e espaço, reconfigurações do olhar”
16/DEZ (segunda), 23h, no SescTV (Sky, canal 3; NET, canal 137; Oi TV, canal 29; ou consulte sua operadora)


EQUIPE VIDEOBRASIL NA TV

Direção e Produção: Marco Del Fiol e Jasmin Pinho
Consultoria: Eduardo de Jesus
Diretor de Fotografia: Pedro Ionescu Vargas
Direção de Arte: Ana Mara Abreu
Design Gráfico: Julio Dui
Som Direto: Guilherme Shinji Matsumoto
Roteiro: Angélica Reis
Edição: Laura Faerman e Marco Del Fiol
Trilha Sonora: O Grivo
Assistente de Direção: Gustavo Almeida
Assistente de Produção: Bruna Knabem
Assistente de Arte: Amanda Antunes