VIDEOBRASIL NO MENA (Middle East And North Africa)

A+ a-
postado em 21/03/2014
Aproveitando o encerramento da Art Dubai, feira internacional que foi foco do mundo das artes na última semana, o Videobrasil faz uma retrospectiva da participação de artistas do Oriente Médio e do Norte da África no Festival

Usado no planejamento militar, na ajuda humanitária, em programas de saúde pública e nas relações políticas e de negócios, o termo MENA - do inglês, Middle East and North Africa (Oriente Médio e Norte da África) -, ainda não tem definições geográficas consolidadas. A depender da situação, países entram e saem deste guarda-chuva conceitual, fazendo do termo em si um devir, ao sabor de contextos políticos sempre cambiantes. Atualmente, integram o MENA os países asiáticos do Bahrein, Chipre, Irã, Iraque, Israel, Palestina (ocupada por Israel, Faixa de Gaza e Cisjordânia), Jordânia, Kuwait, Líbano, Omã, Catar, Arábia Saudita, Síria, Turquia, Emirados Árabes Unidos, Iêmen e os países do Norte Africano, como Argélia, Egito, Líbia, Marrocos e Tunísia. Mas há sistemas  que acrescentam ainda a Armênia, Azerbaijão, Chipre, Djibouti, Mauritânia, Somália, Sudão e o Saara Ocidental.

A ligação do Videobrasil com esta região remonta ao começo dos anos de 1990, quando o Festival se internacionalizou e definiu como eixo curatorial da mostra competitiva o mapeamento e a difusão da produção artística de países do Sul geopolítico - formado pela América Latina, Caribe, Europa do Leste, Oceania Sul, Sudeste asiático, África e Oriente Médio. Uma miríade de culturas, tradições, línguas, códigos morais e sistemas de organização social e política faz parte deste universo diverso e extremamente rico. A despeito - ou  talvez em consequência - desta condição e de suas particularidades simbólicas, os artistas destes países nos oferecem uma contundente visão do mundo e da condição humana, em obras inscritas através de open calls e selecionadas por sua potência – estética e conceitual – para a mostra competitiva Panoramas do Sul do Festival de Arte Contemporânea Sesc_Videobrasil.

Nesta semana, em que acontece a maior e mais importante feira de arte do Oriente Médio, a Art Dubai, de 19 a 22 de março,  o Videobrasil faz uma retrospectiva da participação de artistas do MENA no Festival. Solange Farkas viajou a convite do evento para participar de uma mesa no Global Art Forum, programação de seminários e palestras integrante da Art Dubai, iniciado uma semana antes, em Doha, em encontro no qual apresentou a relação do Videobrasil com o trabalho de artistas contemporâneos da região. Três artistas importantes para a trajetória do Festival de Arte Contemporânea Sesc_Videobrasil participam da Art Dubai. A marroquina Bouchra Khalili, que participou da 16ª edição do Festival e foi uma das cinco premiadas na Art Dubai com o Abraaj Group Art Prize 2014 - selecionada pela obra exposta pela galeria francesa Polaris, entre cerca de 500 artistas contemporâneos representados por 84 galerias de 36 países participantes -; e os libaneses Walid Raad (14o Festival) e Akram Zaatari, ambos com trabalhos representados pela Galeria Sfeir-Semler (sedes em Hamburgo e Beirute).

Além deles, outros  51  artistas do MENA contribuíram com a trajetória do Festival, que iniciou as comemorações de seus 30 anos na última 18ª edição, aberta em novembro de 2013. Suas obras, em diversos suportes, apresentam narrativas que expressam diferentes intenções, abordando, não sem  certo incômodo, temas como nomadismo, alteridade, imagem e representação, deslocamentos, migrações, corpo, sexualidade, gênero, opressão e violência. Universais, estes temas ganham contornos  de sensibilidades específicas nas obras de artistas deste lugar no mundo.


Aproveitando esse momento, em que a Art Dubai é foco das atenções do mundo das Artes, apresentamos nosso especial VB no MENA, contando um pouco da história da relação entre o Videobrasil e a produção artística desta região, com alguns destaques:


Parte 1:

Akram Zaatari provoca abertura do Festival para o Oriente

Ali Cherri é premiado na última edição do Festival 

Bouchra Khalili vence o Abraaj Group Art Prize da Art Dubai 2014

Nurit Sharett – Memórias de um país dividido

Dor Guez cria obra a partir do Arquivo Cristão Palestino

Parte 2:

Bita Razavi constrói obra sobre vídeo censurado

Aya Eliav – Reencenações e cotidiano mediado

Oito horas de política e arte, por Kutlug Ataman

Moralidade e sexualidade nos trabalhos de Mahmoud Hojeij


Acompanhe o Especial Videobrasil no MENA
Ao longo desta semana, o site do Videobrasil vai dar destaque a outros artistas desta região que participaram da mostra competitiva Panoramas do Sul. Aguarde!