VIDEOBRASIL NO MENA - Dor Guez

A+ a-
postado em 21/03/2014
Obra selecionada para o 18ª Festival foi criada a partir de fotos e documentos de acervos pessoais doados para seu projeto do Arquivo Cristão Palestino


esq., Watermelons Under the Bed (2011) / dir., detalhe de Scanograms #1 (2010)

Dor Guez é um artista multidisciplinar. Suas instalações combinam vídeo e fotografia, e frequentemente têm como foco comunidades marginalizadas do Oriente Médio, sejam palestinos ou a minoria cristã na região, e sua aparentemente interminável diáspora. Na 18ª edição do Festival foi selecionado com a obra Scanograms #1, criada a partir de fotos e documentos de acervos pessoais doados para seu projeto do Arquivo Cristão Palestino - uma coleção crescente de documentos de arquivo digitalizados a partir da primeira metade do século 20, registrando histórias pessoais da comunidade cristã palestina no mundo todo. Na 17ª edição, Guez foi selecionado com a obra Watermelons Under the Bed, fruto de pesquisa sobre relacionamentos interpessoais, identidade nacional e costumes das sociedades palestina e judaico‐israelense. Durante o período de montagem de Scanograms #1 no último Festival, ele abriu uma convocatória para a comunidade cristã palestina em São Paulo.

Dor Guez é professor no departamento de história e teoria na Bezalel Academy of Arts and Design em Jerusalém. Seu trabalho foi apresentado em exposições individuais no Jewish Museum, Nova York; KW Instituto de Arte Contemporânea, Berlim; e no Museu de Tel Aviv. Participou da 12ª Bienal de Istambul (2011). Vive e trabalha em Tel Aviv, Israel.


Na PLATAFORMA:VB, no Ponto sobre Scanograms #1, Dor detalha o início de seu trabalho, a partir de fotografias pessoais de sua família, explicando e conceituando as camadas de significados presentes no projeto. Acesse aqui.



 


Acompanhe o Especial Videobrasil no MENA
Ao longo desta semana, o site do Videobrasil vai dar destaque a outros artistas desta região que participaram da mostra competitiva Panoramas do Sul. Aguarde!