Convocatória para performance

A+ a-
postado em 02/05/2014
Festival de Arte Contemporânea convoca residentes de São Carlos para participar de ação performática

Qual a relação do público com as obras de uma exposição de arte? Como ele se comporta no espaço expográfico? E como ele se relaciona com o outro, neste mesmo espaço?

Com a proposta de investigar as reações possíveis e particulares de cada espectador durante a visita a uma exposição, serão selecionados interessados em arte em geral, com ou sem experiência, para participar da performance Público, de Carolina Mendonça. Esta é uma das ações de ativação da Itinerância 18º Festival de Arte Contemporânea Sesc_Videobrasil, em cartaz de 06 de maio a 20 de julho, no Sesc São Carlos (SP).

Em São Carlos, a performance vai ser apresentada no dia 05 de junho, das 17h às 19h45, seguida de debate com Carolina, às 20h.

Os candidatos, selecionados via convocatória pública, devem ser maiores de 16 anos e ter disponibilidade para  participar de ensaios nos dias 03 e 04 de junho (tarde e noite), além da apresentação no dia 05. Serão escolhidos seis participantes, que receberão ajuda de custo de R$ 500,00 pelos três dias de atividades.

Interessados devem enviar até 23 de maio e-mail para convocatoria@videobrasil.org.br, com nome  e endereço completos, um breve currículo e um texto respondendo à pergunta: “O que é público?”

Carolina Mendonça opera entre os campos de performance, artes visuais, teatro e dança. Ela já apresentou trabalhos na Mostra Sesc de Artes (2012) e na Quadrennial of Prague (2011). Para criar a performance Público - apresentada pela primeira vez na 18ª edição do Festival em janeiro deste ano, no Sesc Pompeia (São Paulo/SP) - a diretora partiu da observação dos visitantes na mostra, propondo maneiras sutis dos performers interferirem nos seus percursos, respeitando seu ritmo, a fim de constatarem as reflexões induzidas em seu trajeto. A atividade é uma das ações de ativação propostas pelos Programas Públicos do Festival.   

A exposição Itinerância 18º Festival de Arte Contemporânea Sesc_Videobrasil apresenta no Sesc São Carlos as 10 obras premiadas na mostra competitiva Panoramas do Sul. A exposição fica em cartaz nesta unidade até o dia 20 de julho, seguindo para o Sesc Campinas, onde será exposta de 29 de julho a 05 de outubro.