Au Revoir, Bakary (1979-2014)

A+ a-
postado em 25/07/2014
O Videobrasil lamenta profundamente a morte de Bakary Diallo, um dos artistas contemplados com prêmio de residência no 18º Festival de Arte Contemporânea Sesc_Videobrasil. Diallo foi uma das vítimas do trágico acidente de avião da companhia Air Algerie, que ocorreu na noite desta quinta-feira (24/JUL)

Se fosse possível escreveríamos esta nota sem palavras, como Bakary Diallo fez sua obra, "Tomo", numa tentativa de exprimir com o mesmo silêncio pungente a sensação de desolamento, de dor e de tristeza diante da forma trágica com que perdemos este grande artista. Mas, infelizmente, neste momento nos resta escrever esta nota de pesar, lamentando profundamente a sua morte no desastre de avião da companhia Air Algerie.

A informação foi confirmada na noite desta quinta (24 de julho). Bakary Diallo estava viajando com destino à França, de onde partiria para o Brasil para fazer uma residência artística no Instituto Sacatar, na Ilha de Itaparica, na Bahia. Com “Tomo”, Bakary foi um dos artistas premiados com residências pelo 18º Festival de Arte Contemporânea Sesc_Videobrasil, em 2013. Antes da viagem para a Bahia, ele participaria da mesa de abertura da exposição da Itinerância do 18º Festival em Campinas, cidade do estado de São Paulo, na próxima terça-feira (29/07).

Com uma extrema sensibilidade e estilo rebuscado, esse artista criava obras sobretudo em vídeo, usando elementos da vida cotidiana para construir narrativas sintéticas, que frequentemente questionam os efeitos da violência. Antes de ter sido premiado com Tomo na 18ª edição, ele foi um dos artistas selecionados também no 17º Festival, com "Les Feuilles d'un Temps". Estas duas obras fazem parte do Acervo Videobrasil.

Seus trabalhos também foram apresentado em mostras como a Bienal de Arte Africana Contemporânea, Dak’Art, Dacar (2012), l’Afrique en mouvement, Montreal (2012), 9ª Bienal Africana de Fotografia, Bamaco (2011), e 20ª Semana de Cinema Experimental de Madri (2010). Frequentou o Le Fresnoy – Estúdio Nacional de Artes Contemporâneas (2010).

Ainda sob o choque desta perda tão repentina quanto lamentável, nos solidarizamos com a dor da família e amigos, certos de que o mundo da arte perdeu um grande artista, além de um grande homem. Para Bakary Dialllo, muitos minutos de nosso silêncio.


Tributo a Bakary Diallo: