• Sergio e Simone (2010), de Virgínia de Medeiros
    Sergio e Simone (2010), de Virgínia de Medeiros

  • Sertão de acrílico azul piscina (2004), de Karim Aïnouz e Marcelo Gomes
    Sertão de acrílico azul piscina (2004), de Karim Aïnouz e Marcelo Gomes

  • Cruzada (2010), de Cinthia Marcelle
    Cruzada (2010), de Cinthia Marcelle

Cruzamentos e Passagens: a acumulação desigual de tempo

A+ a-
postado em 09/02/2015
Com curadoria de Bernardo de Souza, obras do Acervo Videobrasil são exibidas em mostra que trata das múltiplas conexões entre o Brasil e a África do Sul

No dia 24 de fevereiro, às 18h30, o Videobrasil exibe um recorte do seu acervo na Cidade do Cabo, África do Sul. O programa de vídeo faz parte da mostra Crossings and passages: the unequal accumulation of time, com curadoria de Bernardo de Souza, que integra a exposição The Poetry In Between: South-South, promovida pela Goodman Gallery em diferentes localidades.

The Poetry In Between: South-South discute as múltiplas conexões entre o Brasil e a África do Sul dentro do discurso do Sul geopolítico. Além de uma relação histórica ligada à escravidão, muitas similaridades entre Brasil e África foram notadas mais recentemente, a exemplo de suas conquistas políticas, seus fluxos de desenvolvimento e a marginalização de determinadas comunidades.

Para Crossings and passages: the unequal accumulation of time, Bernardo de Souza, integrante da Comissão Curadora do 19o Festival, escolheu três obras recentes que integram a coleção da Associação: Sergio e Simone (2010), de Virgínia de Medeiros, trata do contexto urbano contrastante de Salvador a partir de duas identidades de uma mesma pessoa: a travesti Simone, que cultua orixás, torna-se o pregador evangélico Sergio. O vídeo rendeu o Prêmio de Residência Artística a Virgínia de Medeiros, que passou dois meses no Residency Unlimited, em Nova York. Os cineastas Karim Aïnouz e Marcelo Gomes participam com o “documentário-devaneio” Sertão de acrílico azul piscina (2004), que revela costumes marcados pelo convívio do primitivo e do contemporâneo em diversos estados do nordeste brasileiro. Já o vídeo Cruzada (2010), de Cinthia Marcelle, suscita questionamentos sobre embates socioculturais recorrendo a expedientes da performance, da pintura, da videoarte e das artes sonoras.

Os programas de vídeo são parte das estratégias que mantêm o acervo da Associação Cultural Videobrasil ativo e em contato com o mundo, colocando suas obras em novos diálogos com a produção artística contemporânea.


SERVIÇO

Crossings and passages: the unequal accumulation of time, com curadoria de Bernardo de Souza
24 de fevereiro (terça-feira), às 18h30
Short & Sweet Cinema Club | 71 Waterkant St., Cidade do Cabo, África do Sul
www.goodman-gallery.com