• Vitor César

    Vitor César

Videobrasil em Contexto dá inicio à sua segunda edição

A+ a-
postado em 04/03/2015
O brasileiro Vitor César começa sua pesquisa em Varsóvia através da parceria entre Videobrasil e A-I-R Laboratory. Em 2016, será a vez de um artista da Polônia fazer sua residência em São Paulo

O brasileiro Vitor César e o polonês Karol Radziszewski foram os artistas selecionados pela Associação Cultural Videobrasil e pelo A-I-R Laboratory para participar da segunda edição do projeto Videobrasil em Contexto, que integra o Programa de Residências Videobrasil. O A-I-R Laboratory, parceiro desta edição, é o programa de residência artística do Centre for Contemporary Art Ujazdowski Castle, em Varsóvia (Polônia). Em março, Vitor viajou a esta cidade para conhecer o programa e o espaço onde desenvolverá sua pesquisa entre os meses de maio e julho de 2015. Em 2016, é a vez de Karol fazer sua primeira visita ao Acervo Videobrasil, em São Paulo. 

O Videobrasil em Contexto foi criado em 2012 com o objetivo de promover intercâmbios que aproximem jovens artistas do Sul global ao Acervo Videobrasil, prevendo a criação de obras comissionadas que passam a integrar a coleção da Associação. A segunda edição inaugura um novo formato para o programa, no qual um artista brasileiro e um estrangeiro são selecionados para conceber projetos artísticos a partir da imersão nos acervos do Videobrasil e de instituições parceiras, diferentes a cada edição, por meio do desenvolvimento de pesquisa durante períodos de residências artísticas. 

Vitor César conceberá  um projeto com ênfase nas relações entre os arquivos de Varsóvia e o entorno urbano, compreendendo também a própria cidade como arquivo. Por sua vez, Karol  Radziszewski terá a oportunidade de explorar o Acervo Videobrasil, formado por mais de 1300 títulos entre vídeos, videoinstalações e registros de performance, além de arquivos que recontam o histórico de atividades da Associação, como documentários sobre artistas, publicações, depoimentos de curadores, artistas e pesquisadores, registros de seminários, fotos  e publicações, somando ao todo mais de 4500 títulos. 

Ao final do período de residência, cada um deles apresentará o resultado de suas experiências: um trabalho comissionado em vídeo, videoinstalação, performance ou publicação. As obras passarão a fazer parte das coleções da Associação Cultural Videobrasil e do Centre for Contemporary Art Ujazdowski Castle. Através do blog In Residence, seus processos de trabalho serão compartilhados publicamente, em primeira pessoa, durante a residência.

A parceria com o A-I-R Laboratory na segunda edição do Videobrasil em Contexto pretende fortalecer ações de intercâmbio que beneficiem artistas provenientes do Sul global, incentivando o fluxo de trocas no campo das artes visuais. O Videobrasil em Contexto também atualiza e ressignifica o Acervo Videobrasil, uma das mais relevantes coleções de vídeo e performance do Sul global, sob novos focos e perspectivas.


Sobre os artistas

Vitor César | vitorcesar.org


Vitor César
Está no ar a sua voz, a nossa voz (A Voz do Brasil) (2011-2014)

Vitor César (1978) nasceu em Fortaleza e vive e trabalha em São Paulo, Brasil. Desenvolve prática artística por diferentes modos de visibilidade baseados na dimensão política da vida cotidiana; também trabalha com projetos gráficos. Estudou Arquitetura e Urbanismo na Universidade Federal do Ceará (2003) e realizou mestrado em Artes Visuais na Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo (2009), com pesquisa sobre noções de espaço público em práticas artísticas. Em Fortaleza integrou o grupo de estudos em artes do Alpendre – espaço multidisciplinar organizado por artistas –, fez parte do grupo Transição Listrada, que realizou ações e performances na cidade, e constituiu a BASE – lugar de encontros, debates e exposições. Co-organizou o projeto Arte e esfera pública, por meio do edital Conexão Artes Visuais – Minc/Funarte (2008). Trabalha desde 2005 no projeto Basemóvel, cuja edição mais recente aconteceu na exposição Campo Neutral (Museu da Gravura, Curitiba, 2013). Realizou a exposição Anfibologia, reciprocidad (Museu Experimental El Eco, Cidade do México, 2013). Participou do 33º Panorama da Arte Brasileira (Museu de Arte Moderna de São Paulo, São Paulo, 2013) e da 8ª Bienal do Mercosul (Porto Alegre, 2011). Realizou residência no Capacete (Rio de Janeiro, 2010) e MuseumsQuartier (Viena, 2006). Desenvolveu proposição gráfica do XI SITAC – Simposio Internacional de Teoría sobre Arte Contemporáneo (Cidade do México, 2013). Recentemente participou do projeto Mano fato mano (Centro Cultural São Paulo, São Paulo, 2014), em colaboração com curadores, artistas e arquitetos.


Karol Radziszewski | karolradziszewski.com

Karol Radziszewski
America Is Not Ready For This (2012)

Karol Radziszewski (1980) nasceu em Bialystok (Polônia), e atualmente vive e trabalha na capital polonesa, Varsóvia onde completou seu mestrado pela Academia de Belas Artes em 2004. Trabalha com filme, fotografia, instalações e cria projetos interdisciplinares. Sua prática estende-se a revistas, livros de artista, e moda, bem como a projetos de conceito curatorial. É publisher e editor-chefe da DIK Fagazine, revista de arte da Europa Central e Oriental com foco sobre homossexualidade e masculinidade. Seu trabalho tem sido exibido em instituições como o Museu Nacional (Varsóvia, Polônia), Museu de Arte Moderna (Varsóvia, Polônia), Zacheta National Gallery of Art (Varsóvia, Polônia); Kunsthalle Wien (Viena, Áustria); New Museum (Nova York, EUA); Cobra Museum (Amsterdã, Holanda); Wroclaw Contemporary Museum (Wroclaw, Polônia) e Muzeum Sztuki (Lodz, Polônia). Participou de bienais internacionais como a PERFORMA 13 (Nova York), a 7ª Bienal Internacional de Arte Contemporânea de Gotemburgo (Suécia), a 4ª Bienal de Praga (República Checa) e a 15ª edição da WRO Media Art Biennale (Wroclaw, Polônia).