Festival expandido: quatro exposições na programação da 19ª edição

A+ a-
postado em 23/07/2015
O 19º Festival de Arte Contemporânea Sesc_Videobrasil | Panoramas do Sul ocupa diferentes espaços da cidade de São Paulo. Suas exposições e atividades acontecem no Sesc Pompeia e no Galpão_VB, nova sede do Videobrasil. No Paço das Artes, uma exposição paralela reúne obras do Acervo Videobrasil


O 19º Festival de Arte Contemporânea Sesc_Videobrasil | Panoramas do Sul apresenta três exposições com obras de 62 artistas e grupos de 27 países no Sesc Pompeia e no Galpão_VB, nova sede da Associação Cultural Videobrasil. Uma exposição paralela, com obras do Acervo Videobrasil, faz parte da programação e acontece no Paço das Artes. 

A equipe de curadores, formada por Bernardo José de Souza, Bitu Cassundé, João Laia, Júlia Rebouças e Solange Farkas (curadora geral), transformou o Sul e suas múltiplas questões no corpo central de toda a programação desta edição, tornando-os inspirações e parâmetros para a seleção de obras e projetos, e direcionadores dos eixos curatoriais de todas as suas exposições, programas públicos e publicações.

Pela primeira vez, o Festival tem uma mostra coletiva de artistas convidados que atesta a potência da produção desse recorte geopolítico. A exposição Panoramas do Sul | Artistas Convidados apresenta no Galpão do Sesc Pompeia trabalhos de Abdoulaye Konaté (Mali), que exibe obras inéditas comissionadas pelo Festival, Gabriel Abrantes (Portugal), Rodrigo Matheus (Brasil), Sonia Gomes (Brasil) e Yto Barrada (Marrocos/França). Os efeitos do imperialismo e do colonialismo, a formação identitária, a artesania atualizada e levada ao contexto da arte contemporânea, os trânsitos globais e a relação cultura-natureza são alguns dos temas tratados em suas obras a partir de vivências e linguagens particulares.

O Sesc Pompeia apresenta ainda o trabalho de 53 artistas e grupos selecionados por meio de um edital de obras. Na área de Convivência do Sesc Pompeia, a exposição Panoramas do Sul | Obras Selecionadas reúne vídeos, videoinstalações, fotografias, gravuras, pinturas, performances e instalações. A expografia, concebida pelo arquiteto André Vainer, propõe que pontos comuns às obras sejam percebidos pelo público no fluxo de visitação. Em certos trabalhos, o teor político é predominante. Alguns lidam com o deslocamento geográfico, diásporas e pertencimento. O gesto ficcional (em direção à ficção científica) também está presente, assim como a discussão em torno da percepção da escala humana diante da natureza ou de grandes sistemas de poder. Já o Teatro do Sesc Pompeia sedia o Programa de Filmes do 19º Festival, apresentando obras que exigem exibição em sala de cinema, uma performance e uma seleção de trabalhos do artista convidado Gabriel Abrantes.

A exposição Panoramas do Sul | Projetos Comissionados marca o investimento do Festival em projetos para produção de obras comissionadas, novidade desta edição. A mostra pontua a abertura do Galpão_VB, sede da Associação Cultural Videobrasil, onde serão realizadas ações de ativação permanente das obras do Acervo Videobrasil por meio de exposições, programas de filmes, seminários, oficinas e encontros. O Galpão_VB é também um espaço para desenvolvimento de processos criativos e laboratórios de criação. Por essa característica, durante o 19º Festival, abrigará as obras dos artistas selecionados via edital de projetos: Carlos Monroy (Colômbia) cria instalação e performance sobre a controvertida origem da lambada; Cristiano Lenhardt (Brasil) produz um filme no qual promove o encontro entre as origens indígenas brasileiras e o cenário urbano; Keli-Safia Maksud (Quênia) cria uma instalação que especula a identidade africana a partir dos tecidos estampados; e Ting-Ting Cheng (Taiwan) prepara uma biblioteca com centenas de livros sobre lugares inexistentes.

A exposição paralela Quem nasce pra aventura não toma outro rumo exibe obras do Acervo Videobrasil no Paço das Artes. Com curadoria de Diego Matos, coordenador de Arquivo e Pesquisa da Associação Cultural Videobrasil, a exposição ecoa reflexões levantadas pelo 19º Festival. A produção brasileira, tomada como ponto de partida, vai ao encontro de outras referências, externas e à margem, reunindo 15 obras de 17 artistas, datadas de 1978 a 2012. Trabalhos como os dos brasileiros Cao Guimarães, Carlos Nader, Karim Aïnouz e Marcelo Gomes, entre outros, unem-se aos de Nurit Sharett (Israel), Clive van den Berg (Zâmbia), Claudia Aravena (Chile), Gabriel Acevedo Velarde (Peru) e Malek Bensmail (Argélia), abordando questões como afetos, tempo, democracia, documento, ficção, fala, escuta e dissenso, em um representativo sobrevoo na coleção da Associação.

Instalada em todos os espaços expositivos, a Zona de Reflexão disponibiliza as publicações editadas em parceria pelo Videobrasil e Edições Sesc São Paulo, e computadores que dão acesso a plataformas digitais, como o Canal VB, PLATAFORMA:VB e a Videoteca, com 1500 obras do Acervo Videobrasil.

O 19º Festival promove ainda uma ampla agenda de Programas Públicos (oficinas, um seminário, e encontros e conversas com curadores, artistas e pesquisadores), além do lançamento de publicações e ações educativas que o colocam como uma das principais plataformas de difusão, fomento, reflexão e encontro da produção artística do Sul Global. Acompanhe as notícias do 19º Festival.


19º Festival de Arte Contemporânea Sesc_Videobrasil | Panoramas do Sul
Semana de abertura: de 6 a 10 de outubro de 2015 

6/OUT (terça) | 20-22h | Sesc Pompeia | Galpão e Convivência
abertura das exposições: Panoramas do Sul | Artistas Convidados Panoramas do Sul | Obras Selecionadas  

7/OUT (quarta) | 18-22h | Sesc Pompeia | Teatro
abertura do Programa de Filmes do 19º Festival

8/OUT (quinta) | 19-22h| Galpão_VB
abertura da exposição: Panoramas do Sul | Projetos Comissionados

9/OUT (sexta) | 19h| Paço das Artes
abertura da exposição paralela: Quem nasce pra aventura não toma outro rumo