• foto: Renata D'Almeida
    foto: Renata D'Almeida

Seminário Internacional de Arte Contemporânea do Paço das Artes

A+ a-
postado em 20/08/2015
Solange Farkas, diretora do Videobrasil, participa de mesa sobre coleções e arquivo ao lado de Mabe Bethônico e Simone Osthoff

Solange Farkas participa do Seminário Internacional de Arte Contemporânea do Paço das Artes, que acontece nos dias 18 e 19 de setembro de 2015. Com o título Outras Histórias na Arte Contemporânea, o Simpósio propõe discutir questões relacionadas à arte latino-americana no contexto atual. A curadora e diretora da Associação Cultural Videobrasil participa da mesa “Coleções, Arquivo e Museus”, no dia 19 de setembro (sábado), às 14h, ao lado da artista Mabe Bethônico, com mediação da pesquisadora Simone Osthoff.

Desde 1983, quando o Videobrasil realizou a primeira edição de seu Festival, uma singular coleção vem sendo formada. Hoje com mais de 1.300 obras catalogadas (entre vídeos, videoinstalações e registros de performances), 254 registros editados, incluindo depoimentos de artistas e curadores, e sete documentários da série Videobrasil Coleção de Autores, o Acervo Videobrasil incorpora clássicos da videoarte internacional. Mas sua grande força é reunir a memória da produção audiovisual do Sul Geopolítico, foco da mostra Panoramas do Sul do Festival de Arte Contemporânea Sesc_Videobrasil, formado por países da América Latina, África, Oriente Médio, Leste Europeu, Sul e Sudeste Asiático e Oceania. Foi justamente a compreensão em torno da necessidade de ativação e salvaguarda deste acervo que levou à criação da Associação Cultural Videobrasil em 1991, oito anos depois da primeira edição do Festival, e à abertura, em outubro de 2015, do Galpão_VB, nova sede do Videobrasil. 

“Uma das principais diretrizes do Videobrasil é tornar essa coleção uma fonte permanente para novos projetos curatoriais e de pesquisa”, afirma Solange Farkas, que aponta os projetos expositivos a partir da imersão de curadores convidados ou da equipe do Videobrasil como uma de suas principais estratégias de ativação e recontextualização. Neste sentido, no dia 9 de outubro de 2015, às 19h, a mostra Quem nasce pra aventura não toma outro rumo tem abertura no próprio Paço das Artes, como exposição paralela do 19º Festival de Arte Contemporânea Sesc_Videobrasil | Panoramas do Sul, que acontece no Sesc Pompeia e no Galpão_VB, de 6 de outubro a 6 de dezembro de 2015. A exposição reúne quinze obras do Acervo Videobrasil selecionadas pelo curador Diego Matos, coordenador de arquivo e pesquisa da Associação. 

A Associação tem concentrado esforços para produzir uma trama sofisticada de conteúdos em torno da coleção, como referências e textos críticos. A PLATAFORMA:VB é uma ferramenta online de pesquisa que evidencia as conexões entre os vários conteúdos abordados pelo Videobrasil, propondo-se a contribuir para a criação de novas estruturas de mediação dedicadas à produção artística contemporânea. A Associação também produziu o ff>>dossier, uma publicação online que reúne um extenso material de pesquisa sobre 52 artistas – como Ali Cherri, Arnaldo Antunes, Cao Guimarães, Dias & Riedweg, Detanico e Lain, Eustáquio Neves, Federico Lamas entre outros –, além de oito projetos curatoriais realizados por curadores e pesquisadores convidados a partir de obras e documentos do Acervo Videobrasil.


Seminário Internacional de Arte Contemporânea do Paço das Artes — Outras Histórias na Arte Contemporânea
18 e 19 de setembro de 2015
Paço das Artes | Av. Universidade, 1 , São Paulo, Brasil
www.pacodasartes.org.br

Mesa 3 – “Coleções, arquivos e museus”
19 de setembro (sábado), 14h
Palestrantes: Solange Farkas, Mabe Bethônico
Mediação: Simone Osthoff

Tags
Acontece