Última mesa do Seminário do 19º Festival acontece nesta quinta-feira

A+ a-
postado em 28/10/2015
Artistas e pensadores se reúnem no Teatro do Sesc Pompeia, no dia 29 de outubro, em torno do tema 'Repensar o tempo: arte, silêncios e histórias'.

No dia 29 de outubro (quinta-feira), às 14h, a última mesa do Seminário Lugares e sentidos na arte: debates a partir do Sul acontece no Teatro do Sesc Pompeia. Com curadoria e mediação de Sabrina Moura, esta sessão tem como tema Repensar o tempo: arte, silêncios e histórias. Para participar é necessário retirar senha no local, que começa a ser distribuída uma hora antes do evento.

Esta mesa discute como a arte inevitavelmente exprime as relações que formam o tecido social, uma vez que está imersa em contexturas marcadas pelos dilemas da história. Para a curadora do seminário, “seus discursos, silêncios ou denúncias revelam as tensões entre aquilo que desejamos lembrar ou esquecer”. O encontro debate práticas de pensadores e artistas que buscam desestabilizar (ou reiterar) as forças políticas limitadoras dos campos da história e da memória. Encontros anteriores trataram de temas como Arte, gesto e contemporaneidade, Arte, usos e cotidiano e Arte, memória e ficção.

Participam da mesa Repensar o tempo: arte, silêncios e histórias o crítico e curador de arte Gerardo Mosquera (Cuba), cofundador da Bienal de Havana e curador do New Museum de Nova York (EUA); Ntone Edjabe (Camarões), jornalista e DJ, criador e editor da plataforma curatorial e editorial Chimurenga, um dos colaboradores da 10ª edição do Caderno Sesc_Videobrasil: Usos da memória; e Karol Radziszewski (Polônia), artista, curador e publisher da revista DIK Fagazine, selecionado para a segunda edição do Videobrasil em Contexto (um dos projetos que compõem o Programa de Residências Videobrasil).

A mesa é alimentada ainda por depoimentos em vídeo dos artistas participantes do 19º Festival, Cristiano Lenhardt (com projeto comissionado em exposição no Galpão VB e obras do Acervo Videobrasil exibidas na exposição paralela ao Festival, Quem nasce pra aventura não toma outro rumo, no Paço das Artes), e Dor Guez (com obra selecionada exibida na área de Convivência do Sesc Pompeia).

Seminário Lugares e sentidos na arte: debates a partir do Sul
Mesa 4: Repensar o tempo: arte, silêncios e histórias
29 de outubro de 2015, das 14h às 16h
Teatro, Sesc Pompeia | Rua Clélia, 93, São Paulo *senhas distribuídas com uma hora de antecedência ao evento, vagas limitadas
www.19festival.com