Conversa com Gabriel Bogossian, Jorge La Ferla e Juliana Gontijo

A+ a-
postado em 12/03/2017
Encerramento da exposição “Resistir, reexistir” acontece neste sábado, 18 de março, às 15h

No encerramento de Resistir, reexistir, o curador Gabriel Bogossian irá receber o pesquisador, professor e artista argentino Jorge La Ferla, um dos artistas da exposição, autor da obra Andinia 9º2 (realizada em colaboração com Jorge Amaolo), e a curadora e pesquisadora brasileira Juliana Gontijo para um debate em torno da exposição e das territorialidades artísticas latino-americanas.

Resistir, reexistir reúne doze obras do Acervo Histórico Videobrasil e um conjunto de fotografias documentais e entrevistas, realizadas com pesquisadores e ativistas. Aproximando-se de uma “estética da resistência”, a exposição busca trazer signos e situações da política para o interior dos circuitos das artes, produzindo um encontro mais complexo e profícuo entre diferentes formas de articulação poética e de enunciação política. Obras de Jorge La Ferla, Cao Guimarães, Luiz Roque, Eder Santos, Marcellvs L., Ana Vaz e Aurélio Michiles, entre outros, fazem parte da seleção.

Neste encerramento, o Galpão VB recebe o Cantinho de Damasco - Comida Árabe, servindo pratos inspirados na culinária Síria.

Confirme presença no evento do Facebook.

SOBRE OS PARTICIPANTES:

Gabriel Bogossian

Editor, gestor e curador, Gabriel Bogossian é curador assistente do Galpão VB. Foi curador das exposições Território, Povoação (Blau Projects, São Paulo, 2016), com Juliana Gontijo; Cruzeiro do Sul (Paço das Artes, São Paulo, 2015); e Transperformance 3 – Corpo Estranho (Oi Futuro Flamengo, Rio de Janeiro, 2014), com Luisa Duarte, entre outras. Colaborou como editor e tradutor com as editoras Rocco, Hedra e Editora Universitária da UFPE.

Jorge La Ferla

Um dos artistas da exposição, autor da obra Andinia 9º2 (realizada em colaboração com Jorge Amaolo), Jorge La Ferla é pesquisador e professor universitário. É graduado pela Universidade de Paris VIII e Master in Arts pela Universidade de Pittsburgh. Artista pioneiro, considerado um dos grandes responsáveis pela difusão do vídeo em seu país, criou os Videocuadernos – primeira publicação especializada em vídeo, televisão e imagem eletrônica – e os Videoespacios, primeiro ciclo permanente em criação em vídeo. Desde 1994 faz a coordenação acadêmica dos Seminários de Vídeo, Cinema e Multimídia Experimental organizados pelas fundações Antorchas, Lampadia e Rockefeller, que reúnem artistas e especialistas de todo o continente. De 1995 a 2002, esteve à frente das Muestras Euroamericanas de Cinema, Vídeo e Arte Digital, da Universidade de Buenos Aires, onde trabalha como professor titular. Foi editor de publicações sobre cinema, vídeo, TV e multimídia e tem artigos sobre vídeo e arte eletrônica publicados em vários países. Vive e trabalha em Buenos Aires.

Juliana Gontijo

Juliana Gontijo (Rio de Janeiro, 1980) é pesquisadora, docente e curadora independente. É doutora em História e Teoria da Arte pela Universidade de Buenos Aires e graduada em Estudos Cinematográficos pela Universidade Sorbonne Nouvelle (Paris) e em História da Arte e Arqueologia pela Universidade Le Mirail (Toulouse, França). Coordenou diversas exposições na Fundación PROA (Buenos Aires), FUNCEB (Buenos Aires) e em outros projetos independentes na Argentina e Brasil. É autora do livro Distopias tecnológicas (Ed. Circuito, 2014). Entre as curadorias realizadas, destacam-se: Instabilidade estável (Paço das Artes, São Paulo, 2014), ALTERMÁQUINA (Instituto Di Tella, Buenos Aires, 2015) e Território, Povoação (em colaboração com Gabriel Bogossian, Premio C.LAB, Blau Projects, São Paulo, 2016). Atualmente é coordenadora de projetos na Casa Tomada (São Paulo).

Menu especial: Cantinho de Damasco

KEBAB (SHAWARMA) - 16,00
frango / carne / misto
ESFIHA - 6,00
queijo / carne / escarola / zatar
LANCHE FALAFEL- 18,00
TABULE PEQUENO - 20,00
DOCES - 6,00

 

Entrada gratuita

Classificação Livre