Identidade e memória

A+ a-
postado em 26/09/2017
Veja lista de obras da última sessão de Relações transatlânticas

O quinto e último encontro da série Relações transatlânticas: momentos públicos da pesquisa do curador Bruno Z’Graggen no Acervo Videobrasil acontece dia 30 de setembro, sábado, às 15h, no Pivô.

O projeto Relações transatlânticas é uma parceria do Videobrasil com a Fundação Suíça para a Cultura Pro Helvetia, dentro do programa de intercâmbio Pro Helvetia na América do Sul 2017–2020, que visa a promover o intercâmbio cultural e iniciar parcerias entre a Suíça e os países da América do Sul.

Confira abaixo a relação completa dos vídeos que serão exibidos.

The Elephant Cage (Marcia Vaitsman, 2005)
Mulher viaja à ilha de Okinawa, no sudeste da Ásia, de onde seus avós emigraram 86 anos antes. Em vez de encontrar suas origens, descobre que pertence a uma nação deslocada, sem memória.

Rito e expressão (Eder Santos, 1989)
Videoarte sobre a reconstrução da igreja barroca do Rosário de Ouro Preto, em Minas Gerais, com imagens de materiais e texturas, referências a elementos da cultura negra e citações de poema de Affonso Ávila.

We Are One (LucFosther Diop, 2010)
Uma imagem estática mostra a mão do artista. À medida que os dedos se movem, começa a criar-se uma espécie de diálogo entre eles. A princípio, parecem confortar e acariciar um ao outro. Mas a interação passa a ficar cada vez mais agressiva, até que os dedos começam a lutar. Quando estende sua mão para o mundo, o artista procura questionar a natureza dos relacionamentos humanos, e chamar atenção para as contradições e a complexidade de relações sociais marcadas essencialmente pelo conflito e pela desconfiança.

Ogodô ano 2000 (Marcondes Dourado, 1996)
Cenas de uma Quarta-feira de Cinzas no carnaval de rua de Salvador, destacando performances de travestis. Premiado no 11º Videobrasil.

Quilombos urbanos (Mônica Simões, 1994) (imagem)
Documentário com cenas da vida cotidiana de sete comunidades de afrodescendentes em Salvador: Morro do Gavazza, Encosta da Vitória, Morro da Sereia, Engenho Velho, Federação, Calabar e Liberdade.