• 
	Capa da oitava edição do Caderno. Projeto gráfico Daniel Trench

    Capa da oitava edição do Caderno. Projeto gráfico Daniel Trench

Sob edição de Moacir do Anjos, o oitavo Caderno tem como tema Pertença, e aborda a ideia de pertencimento dentro da complexa teia de relações e reflexões da atualidade. Entre outras questões, a publicação aborda o impasse entre a diluição de fronteiras de identidade nacional e a afirmação das especificidades culturais regionais. Com um desenvolvimento similar ao de uma mostra de arte, em que o visitante percorre trabalhos e ideias de maneira fluida, a edição de Moacir dos Anjos reúne obras, ensaios e contribuições teóricas.

Cao Guimarães apresenta um ensaio visual pleno de discretos indícios da vida cotidiana. Com diferentes enfoques, Paula Trope, Francis Alÿs e Regina Parra abordam o deslocamento e suas possibilidades na arte. Já Paulo Nazareth coloca em xeque a suposta fluidez cultural do mundo hoje. O trabalho de Emily Jacir expõe as interdições sociais assimiladas, algo que perpassa também a crítica de Jimmie Durham às heranças do colonialismo. Novos parâmetros identitários surgem nas contribuições dos pesquisadores Laymert Garcia dos Santos e Christian Kasper.

Disponível para compra na loja virtual do SESC.

 

Caderno Sesc_Videobrasil 8: Pertença

Editor: Moacir dos Anjos. Colaboradores: Cao Guimarães, Christian Pierre Kasper, Emily Jacir, Francis Alÿs, Jimmie Durham, Laymert Garcia dos Santos, Paula Trope, Paulo Nazareth, Regina Parra. Edições Sesc-SP e Associação Cultural Videobrasil. 2012-13, 148 páginas. Português/inglês. ISSN 1808-6675. Largura: 18,5 cm/Altura: 23,5 cm/Lombada: 1,3 cm