• Literatura expandida: arquivo e citação na obra de Dominique Gonzalez-Foerster

    Literatura expandida: arquivo e citação na obra de Dominique Gonzalez-Foerster

Transitando entre o cinema, o vídeo e a instalação, a artista francesa Dominique Gonzalez-Foerster  é conhecida pelo modo como compõe atmosferas que evocam o sentido da distopia. Em Literatura expandida - arquivo e citação na obra de Dominique Gonzalez-Foerster, Ana Pato explora a forma como a artista se serve de práticas arquivísticas, como citação e referência, para compor uma obra que se aproxima de uma nova forma de literatura, não mais circunscrita à palavra, mas pluridimensional.

Em tom ensaístico, a autora aborda com clareza temas ao redor de uma obra considerada complexa. Fisicamente, o livro também busca traduzir questões que a pesquisa ilumina: ressaltando o caráter constitutivo da citação, do arquivo e da referência na obra de Gonzalez-Foerster, o projeto gráfico de Daniel Trench e a edição de Teté Martinho incluem citações destacadas em cor, bibliografia na abertura do livro, a imagem da obra Textorama (um mural de citações) na capa e reprodução de páginas de outra publicação (como um livro dentro do livro). Parte da pesquisa de Ana Pato, uma extensa entrevista com a artista e reproduções de obras integram o volume.

Disponível para compra na loja virtual do SESC.

 

Literatura expandida - arquivo e citação na obra de Dominique Gonzalez-Foerster

Autora: Ana Pato, Solange Farkas (apresentação), Lisette Lagnado (introdução). Edições Sesc-SP e Associação Cultural Videobrasil. 2013, 278 páginas. Português. ISBN 978-85-7995-048-3. Largura: 12,5 cm/Altura: 20,7 cm/Lombada: 2,8 cm