A performance move os ensaios da edição de estreia do Caderno Videobrasil, lançado durante o 15º Festival Internacional de Arte Eletrônica Videobrasil, em setembro de 2005. Com edição de José Augusto Ribeiro, o volume propõe uma alternativa à história oficial do gênero, cobrindo um arco de tempo que se estende desde o modernismo brasileiro até projetos da arte atual feitos na América Latina e no Oriente Médio.

Uma ação performática pode resultar em dança, teatro, apresentação de música ou na leitura de um texto. Pode estar na realização de uma pintura, originar um vídeo, uma fotografia, envolver a projeção de um filme, além de misturar elementos de uma, duas ou todas estas linguagens. A tal natureza interdisciplinar, somam-se operações de atribuição de sentido. Para abordar essa complexidade, a revista  opta por reflexões oriundas das artes visuais, um campo de atividades também afeito a criações que se desenvolvem na fronteira entre expressões.

Disponível para compra na loja virtual do SESC.

Acesse aqui o PDF da publicação.

 

Caderno Sesc_Videobrasil 1: Performance

Editor: José Augusto Ribeiro. Colaboradores: Ana Bernstein, André Brasil, Christine Mello, Coco Fusco, Eduardo de Jesus, Guillermo Gómez-Peña, Guy Brett, João Paulo Leite, Luiz Camillo Osorio, Rasha Salti, Ricardo Basbaum, Suely Rolnik. Edições Sesc-SP e Associação Cultural Videobrasil. 2005, 148 páginas. Português/inglês. ISSN 1808-6675. Largura: 18,5 cm/Altura: 23,5 cm/Lombada: 1,5 cm