A curadoria educativa do 17º Festival Internacional de Arte Contemporânea SESC_Videobrasil buscou conhecer e aprofundar as formas de contato entre diferentes públicos e as obras e ideias presentes nas exposições Panoramas do Sul e Olafur Eliasson – Seu corpo da obra.

A partir de um cuidadoso trabalho de investigação das obras e processos de produção dos artistas participantes, emergiram temas e linguagens que inspiraram seminários, palestras, oficinas, cursos e visitas-ateliê voltados para adultos, crianças, jovens, famílias, educadores, estudantes e interessados em práticas artísticas – além de visitas mediadas disponíveis durante todo o Festival.

Todas as ações de educação e formação do 17o Festival estão disponíveis no hotsite do festival.


Panoramas do Sul

Um curso de formação em arte contemporânea, construído em torno do acervo da Videoteca Videobrasil e voltado a professores, abriu a programação educativa do Festival, no SESC Pinheiros.

Os Encontros SESC_Videobrasil, no SESC Belenzinho, formaram uma retrospectiva do Festival, com uma seleção de obras organizada em torno dos recortes temáticos e curatoriais da mostra Panoramas do Sul: natureza e cultura, paisagens políticas, cartografias do afeto e dispositivos ópticos.

Os seminários e cursos reuniram artistas, curadores e pesquisadores atuantes no contexto do Sul geopolítico do mundo em torno das questões envolvidas na produção, circulação, formação e crítica de arte com foco em quatro eixos: formação em artes, curadoria, publicações e estabelecimento de redes institucionais. O público infantil participou de visitas-ateliê e recebeu a publicação Nas rotas da arte: Um diário de visita.

Para ver as mesas dos seminários, acesse o link.


Olafur Eliasson: Seu corpo da obra

O espaço Ateliê para Pesquisas Espaciais foi criado no SESC Pompeia como um convite à experimentação, buscando incorporar as práticas e investigações de Olafur Eliasson em seu Instituto de Pesquisas Espaciais em Berlim, Alemanha.

Temas centrais na obra de Eliasson foram os eixos de trabalho da programação de palestras, oficinas e minicursos, voltada a estudantes, educadores e interessados em arte, bem como as oficinas para jovens.

Crianças e famílias participaram de um circuito de histórias abertas e visitas-jogo. A publicação Dentro-fora – Caderno de investigações da exposição apresentou ao público infantil um roteiro que reuniu questões importantes para a produção de Olafur em torno do espaço e dos processos de criação artística.