O princípio do exercício livre e interdisciplinar da criatividade inspirou as intenções da curadoria educativa da exposição Joseph Beuys - A revolução somos nós, realizada entre 2010 e 2011. 

A pesquisa intensa em torno da Universidade Livre Internacional (FIU), criada por Joseph Beuys em 1973, com o objetivo de promover a reflexão sobre o presente e o futuro da sociedade, levou à ativação simbólica de duas unidades da F.I.U. durante todo o período da exposição, no SESC Pompeia e no Museu de Arte Moderna da Bahia.

Laboratório para uma extensa programação gratuita de encontros, debates, oficinas e conversas públicas, as sedes simbólicas da FIU tornaram as ideias do artista objeto de atividades reflexivas, como os seminários temáticos, ateliês e práticas nos quais os participantes experimentaram algumas das formas de expressão da criatividade exploradas por Beuys.

A prática docente e a formação em artes, com foco na atuação do artista, foi o fio condutor dos encontros de formação de professores e educadores. Uma programação especial voltada ao público infantil e suas famílias buscou promover um primeiro contato com a dimensão simbólica da obra de Joseph Beuys. 

Para conhecer as propostas na íntegra, acesse a programação no site da exposição.