Artistas

Obras

Ensaio John Conomos, 1992

Embora Fargier seja visto, com frequência, como um defensor bem articulado da narrativa européia de vídeo e um grande inovador do vídeo literário, é igualmente importante sublinhar que seu significado experimental como autor de imagens se focaliza em primeiro lugar em seu constante desejo imaginativo de situar alguns dos princípios mais críticos do vídeo na medida que se aplicam à palavra falada. Fargier, em sua obra fecunda, e especialmente em grandes trabalhos com Robin des VoixJoyce DigitalRobin Texto (1987) e Things Seen (1985) está motivado por uma questão fundamental: qual a melhor maneira de usar a voz em vídeo? Sua resposta é distribuir escassas imagens, lindas e preciosas e manipulá-las num modo reminiscente (nas palavras do artista) "de um cavalo correndo". Imagens que evoluem gradualmete demonstrando a capacidade intrínseca do vídeo para mostrar, evocando Thierry Kuntzel, "o tempo que o tempo leva para passar".

A videografia de Fargier se situa em algum ponto (como ele mencionou certa vez) entre Godard e Avorty. É central em sua videoarte o objetivo consistente neo-paikiano de analisar as ramificações conceituais, visuais e radiofônicas da descontinuidade da estética (pós) modernista de Joyce, o duplo sentido, o espaço como espaço-tempo (algo que tem significado mais amplo aqui, como Maureen Turim esboçou recentemente, lembrando-nos que o modernismo nas artes visuais enfatiza uma relação bem definida entre temporalidade e espacialidade) e a simultaneidade relativa. Assim, é importante notar que a conexão joyceana/paikiana na obra de Fargier, em termos irônicos, brincalhões e sugestivos, se torna emblemática em Joyce Digital e, mais recentemente, em Play it Again, Nam, que combina a performance/homenagem de Paik a Beyus com aspectos de Finnegan's Wake (a descrição de Fargier deste romance como "uma reedição noturna de Ulisses", praticamente define uma estética de colagem e sincretismo nas obras de ambos, Joyce e Paik). A valorização da estética da heterogeneidade desconcertada e impenetrável, casualidade, intederminância e estratégias de hesitação de Finneagn's Wake, de Joyce, não apenas coloriram o trabalho de Fargier e Paik, como influenciaram (num grau considerável) as principais preocupações e os rumos do vídeo contemporâneo.

ASSOCIAÇÃO CULTURAL VIDEOBRASIL. "9º Festival Internacional Videobrasil": de 21 a 27 de setembro de 1992, p.40, São Paulo-SP, 1992.