Curadoria convidada |

Artistas

Obras

Ensaio Jérôme Lefdup, 1992

Jérôme Lefdup apareceu na Terra no início dos anos sessenta. Começou aniquilando o sistema nervoso de seus pais. Depois usou seu próprio talento musical para aniquilar o sistema auditivo de seus amigos.. (nesta operação, contou com a colaboração de seu irmão Denis). Por fim, começou a brincar com o tubo de raios catódicos, numa tentativa de aniquilar o sistema nervoso central de seus contemporâneos... 

Em sua mente se tornava mais clara a necessidade de ser uma gang: então cria com Dominik Barbier, Yann Nguyen Minh, Larry Flash, Vero Goyo (e outros que preferem se manter no anonimato), a corporação mítica chamada Les Maître du Monde (Os Mestres do Mundo).

Desse dia em diante tudo se tornou possível para ele, como fazer música a partir de sons, por exemplo, apossando-se durante noites e dias e noites de todos os estúdios parisienses, gravando quilômetros de edições histéricas, compostas exclusivamente de sequências com menos de quinze quadros...

Percebeu que a poção mágica de que a poção mágica de que precisava podia surgir da mistura de todos os tipos de imagens animadas (vídeo, cinema, desenho animado, 3D...) com o nome de “composite image”. Eis porque agora normalmente se usa Harry (mixer digital) e como cama uma Amiga (PC gráfico) como travesseiro: confortos modernos para as frias noites do inverno parisiense. Apesar de tudo, depois de tantos anos de agressividade audiovisual, Jérôme ainda acredita que trabalha para a felicidade da Humanidade.

Kuala Lumpur

(catálogo do 9º Videobrasil). ASSOCIAÇÃO CULTURAL VIDEOBRASIL. "9º Festival Internacional Videobrasil": de 21 a 27 de setembro de 1992, São Paulo-SP, 1992.