Curadoria convidada |

Artistas

Obras

Texto de curadoria Stephen Vitiello, 1994

Os 26 filmes e vídeos deste programa foram selecionados com base numa noção pessoal intuitiva de "poesia". Achei muito natural escolher estes trabalhos. Achei muito mais difícil encontrar uma definição apropriada para "poético". Um interesse comum de todos os trabalhos escolhidos é a referência à memória, muitas vezes aos sonhos e ao passado. Outra especificação que procurei foi a forte conexão entre o som e a imagem e entre a imagem e o som. Uma nota do filósofo francês Gaston Bachelard, ajudou-me a posicionar estes filmes e fitas, assim como o meu relacionamento com os mesmos como 'leitor". Bachelard explica que a imagem poética "não é um eco do passado. Ao contrário: através do brilho da imagem, o passado distante ressoa com ecos e é difícil saber a que profundidade esses ecos vão reverberar e morrer" (The Poetics of Space).

Exatamente como o filme para cinema ou televisão tradicionalmente introduziu o sonho ou a memória através da tela embaçada, o passado introduz trabalhos de artistas através de filtros - a textura das imagens do filme de Jem Cohen, a neve em vídeo da fita de Therese Svoboda, a paisagem pintada eletronicamente por Shalom Gorewitz. Isso é introduzido através de passos que ecoam em Truth Story, o tango no fundo musical em La Vlda es una Herida Absurda, o som das ondas nas pedras em The Big Sleep. Isso é presente em toda extensão do arquivo de Lana Lin e nos home movies de Tom Kalin. Está nas descrições oferecidas pelos artistas. Shalom Gorewitz escreve "Eu vivi na base do Monte Tremper, sede de um mosteiro Zen em Nova Iorque. Zen Judaico desde a década de 60".

Olhando novamente para o programa, eu vejo trabalhos que podem facilmente se encaixar às tradicionais noções de poesia e outros que servem para desafiar nossa preconcepção do que é poético. Nos últimos cinco anos, aproximadamente, nos Estados Unidos, trabalhos classicamente líricos (poéticos) têm recebido muito menos incentivo do que receberam nos anos 80. Uma crítica fácil é sempre "forma acima do conteúdo". O forte conteúdo politico direcionou muitos dos mais celebrados trabalhos, alguns dos quais sacrificaram a forma pelo conteúdo. Há outros que podem, de maneira menos óbvia, ser considerados como trabalhos "poéticos", tais como as agressivas e sexualmente carregadas imagens de John Lindell e Cheryl Donegan, que buscam uma menos romântica - ainda que igualmente válida e ressonante - Iinguagem poética onde, como cabe, a forma é um reflexo do conteúdo.

ASSOCIAÇÃO CULTURAL VIDEOBRASIL. "10º Videobrasil: Festival Internacional de Arte Eletrônica": de 20 a 25 de novembro de 1994, São Paulo-SP, 1994.