Parte da programação de Panoramas, a performance Dobra 24.9.2003, apresentada na Choperia, sintetiza os processos de sobreposição de linguagens, da troca de samples e da fusão de procedimentos em interfaces que geram composições híbridas de imagem e som.

Os artistas convidados se apropriam de elementos criados pelo grupo e os organizam em uma composição coletiva. A concepção foi de Angela Detanico e Rafael Lain, além de Carlos Farinha.

Artistas

Obras

Texto de curadoria 2003

Dobra 24.9.2003

A imagem da “Dobra”, sobreposição que transforma o tecido, é tomada como ponto de partida para a reunião de artistas em um projeto híbrido e coletivo situado além das noções de disciplina e autoria. O projeto “Dobra” insere-se em uma linha de performances iniciada com a apresentação de “Entre: Fêmur vs Objeto Amarelo”, no 13o Festival internacional de Arte Eletrônica Videobrasil, em 2001. “Entre” nasceu da vontade de estabelecer uma colaboração entre música e design baseada na liberdade de trânsito entre os dois campos e na possibilidade de integração dos trabalhos. Ao mesmo tempo processo e produto, “Entre” configurou-se como uma composição ao vivo de elementos sonoros e visuais, entrelaçados em uma peça única criada na intersecção dos trabalhos de cada artista.

Na 14a edição do Festival, a colaboração entre os artistas de “Dobra” é apresentada em uma performance que sintetiza os processos de sobreposição de linguagem, da troca de samples e da fusão de procedimentos em interfaces que geram composições híbridas de imagens e som. Agindo em uma zona cinza, onde as delimitações entre as disciplinas e as identidades perdem-se em proveito da criação de um trabalho único, os artistas de “Dobra” entrelaçam seus trabalhos e desempenham novos fazeres. Compondo a partir de samples, apropriam-se de elementos criados pelo grupo e os organizam em uma obra coletiva. Onde um começa e o outro termina? Em “Dobra”, a dúvida é a resposta.

Angela Detanico e Rafael Laim trabalham em colaboração desde 1996, desenvolvendo projetos artísticos e de design gráfico. Integram o Conselho Artístico da Associação Cultural Videobrasil e o Pavillon, grupo de produção e pesquisa artísticas do Palais de Tokyo. Ao longo de 2003, residiram na Cité Internationale des Arts, em Paris. Seus trabalhos já foram apresentados no Palais de Tokyo, em Paris; Printemps de Septembre, Toulouse; Kunstwerein Karlsruhe, Alemanha; Ginza Graphic Gallery, Tóquio; Galeria Vermelho, São Paulo; MAM São Paulo; 13o Festival Internacional de Arte Eletrônica Videobrasil, São Paulo; Festival Eletronika, Belo Horizonte; e Itaú Cultural, Belo Horizonte.

ASSOCIAÇÃO CULTURAL VIDEOBRASIL, "14º Festival Internacional de Arte Eletrônica Videobrasil": de 22 de setembro de 2003 a 19 de outubro de 2003, p. 170 a 171, São Paulo, SP, 2003.