Texto de apresentação Thomaz Farkas, 1984

O II FESTIVAL FOTOPTICA-MIS DE VÍDEO BRASIL coincide com um período de transformações em nosso país - econômicas, políticas e sociais. Estamos curiosos e atentos, mais exigentes e insatisfeitos e queremos saber das coisas, já. Somos hoje um público mais sofrido e crítico e queremos ver os dois lados da moeda. Nesta conjuntura, a avidez do saber para se defender aplica-se também a videoimagem, que é a mais discutida fonte informativa e forma educativa que predispomos.

Estamos à frente de uma nova forma de encarar as informações políticas que estão em curso agora. Tivemos também as primeiras experiências dos produtores independentes com os canais de TV, horas bem-sucedidas, rejeitadas, abafadas, absorvidas ou mesmo reaproveitadas pelo sistema. Outrossim, vimos que em contraposição ao Ibope de audiência existe a importante e expressiva penetração com um público formador de opinião.

Estão na ordem do dia os encontros sobre vídeo-informação, a concessão de novos canais e a própria sobrevivência de uma comunidade indiretamente ligada às emissoras estabelecidas.

Esperamos que o II Festival Fotoptica-MIS de Vídeo Brasil proporcione a todos o que dele esperam.

Catálogo II Festival Fotoptica- MIS de Video Brasil, 1984.

Texto institucional Jorge da Cunha Lima, 1984

Cada época tem seus inventos, seus instrumentos. Alguns marcaram os séculos, mudando os hábitos e os conhecimentos do Homem. Hoje, poucos sobrevivem à década, tal o ímpeto do costume de tornar tudo descartável, num mercado ávido e insaciável. Aliás, a economia de mercado substitui o invento pela moda e a ciência pela tecnologia.

Contudo, no contexto das novidades que abarrotaram as vitrines de nossa cultura urbana, pode se encontrar o antídoto contra o veneno. Como diria Ulisses: “matar a obra usando-se o próprio frasco que ela carrega”. Contra alguns instrumentos da comunicação de massa que pervertem a identidade cultural das nações, podemos anunciar, diretamente do Butantã, uma vacina perigosa: o vídeo. Sob diversas embalagens: produção independente, vídeo-informação, VHS, filmes caseiros, câmera na mão, Festival Fotoptica-MIS de Vídeo Brasil, podemos mudar o rumo dos acontecimentos. Formou-se no campo das comunicações a grande várzea sem a qual nenhuma atividade cultural ou esportiva chega ao podium.

Este festival é uma pequena mostra desse mundo que se multiplicou depois do funeral do Super 8. Pode ser o grande passo para a produção independente que tornará irreversível a democratização da telecomunicação no Brasil.

Catálogo do II Festival Fotoptica-MIS de Vídeo Brasil, 1984.