Na performance Bardo, inspirada em textos de Antonin Artaud, Marcondes Dourado integra as linguagens do vídeo, da dança e do teatro. A bailarina Sandra del Carmen dança nua em um palco onde estão dispostas 40 bacias cheias de água e fios de cabelo, com música, luz e imagens e vídeo projetados em um telão. Bardo foi comissionada pela Associação Cultural Videobrasil.

Artistas

Obras

Texto de curadoria 1996

As múltiplas formas da liberdade

O uso variado de instrumentos artísticos compõe uma performance plena de rebeldia e criatividade

Marcondes Dourado é um jovem baiano de 22 anos que marca com muita personalidade as múltiplas manifestações artísticas de seu trabalho. Desgarrado de conceitos convencionais, é um pesquisador sem limites, seduzido por qualquer recurso ou instrumento que lhe permita a livre manifestação de uma estética particular e inovadora. Trabalha com vídeo e fotografia, mas demonstra fascínio pelos recursos do teatro e da dança – e essa conjunção de elementos produz performances inusitadas, denominadas espetáculo pelo próprio autor. Seja o que for, nomes, rótulos e formatos não se adaptam ao universo de Marcondes. Um ano de estudo acadêmico, na Escola de Belas-Artes de Salvador, lhe bastou  para decretar a incompatibilidade com os caminhos convencionais de formação. Questiona disciplinas e aponta a coragem, a consistência e a criatividade de Glauber Rocha como referência. 

O espetáculo Bardo é uma performance que integra as linguagens do vídeo, da dança e do teatro para promover percepções inusitadas no espectador. É, segundo o autor, inspirado em textos em que o poeta Antonin Artaud descreve as sensações vividas durante sua reclusão em clínicas psiquiátricas. “Retomar nosso corpo aniquilado. Reconstruir o nosso eu decomposto, reencontrando nós mesmos” , define Marcondes.

Para isso, procura a expressividade da nudez do corpo, que representa nossos medos e partes secretas, num ambiente inóspito, formado por bacias cheias de água e cabelos, criando a sensação de desconforto e frieza do metal. Música, luz e imagens em vídeo projetadas num telão constituem os elementos que transmitem a sensação de perda e de vazio – que produzem, assim, uma estética própria e instigante. Marcondes, apesar de jovem, é autor de várias obras marcadas pelo espírito irrequieto e experimental que lhe valeram prêmios e reconhecimento. Pregador incansável da arte libertária, assume integralmente a rebeldia, o inconformismo e a subversão – elementos que utiliza para avalizar sua ousadia e criatividade.

ASSOCIAÇÃO CULTURAL VIDEOBRASIL, "11º Videobrasil": de 12 de novembro de 1996 a 17 de novembro de 1996, p. 80, São Paulo, SP, 1996.