A performance O Gabinete de Chico, de Chelpa Ferro, consistiu na apresentação de música ao vivo junto à projeção de imagens editadas e pré-gravadas. A música produzida era uma inédita combinação de instrumentos musicais e objetos capazes de produzir sons nada convencionais, tais como espremedor de laranja, campainhas e amolador de faca. O conjunto sonoro produzido pelos seis integrantes do grupo estava diretamente integrado às imagens de vídeo apresentadas.

Artistas

Obras

Texto de curadoria 1998

O Gabinete do Chico

A união de música, sons e imagens promovida por um grupo eclético de artistas

O Gabinete de Chico é uma performance composta por apresentação de música ao vivo combinada com a projeção de imagens editadas e pré-gravadas.

A música é uma inédita combinação de instrumentos musicais (guitarra, baixo, teclados) e objetos capazes de produzir sons nada convencionais, tais como espremedor de laranja, campainhas e amolador de faca. O conjunto sonoro, produzido por seis músicos, está diretamente integrado às imagens em vídeo apresentadas, que se sucedem, editadas também ao vivo a partir de um pequeno estúdio instalado em sala anexa ao palco.

Essa performance é um exemplo notável do trabalho que o grupo Chelpa Ferro vem desenvolvendo desde 1992. O grupo formou-se através de uma interessante conjunção de talentos, unindo basicamente quatro nomes vindos de áreas diferentes de atuação: Luiz Zerbini, pintor e artista plástico, começou sua carreira nos anos 80, já expôs nas principais galerias do país e realiza trabalhos de cenografia, para shows; Barrão, escultor e autor de instalações, dedica-se também a criações de computer art ; Sérgio Meckler, editor de vídeo e cinema, foi duas vezes premiado no Video Music Awards da MTV Brasil; e Chico Neves, músico especializado em produção musical, tem trabalhos realizados junto a músicos de sucesso, tais como Fernanda Abreu, Paralamas do Sucesso e Lenine.

A integração desses quatro nomes deu-se de forma espontânea, a princípio sob a motivação da realização de um CD, produzindo em 1996 e lançado o ano passado. Antes disso, no entanto, os componentes do grupo se juntaram, ocasionalmente, formando parceiras que geraram uma instalação e algumas apresentações públicas. A obra O Gabinete de Chico, projetada especialmente para o Videobrasil, foi inspirada num texto antigo de enciclopédia que, adaptado, é utilizado na apresentação. Aos quatro integrantes do grupo unem-se, para essa performance, mais dois músicos: Dado Villa-Lobos e Carlos Laufer.

ASSOCIAÇÃO CULTURAL VIDEOBRASIL, "12º Videobrasil": de 22 de setembro de 1998 a 11 de outubro de 1998, p. 86, São Paulo, SP, 1998.