Reunindo vozes sensíveis aos impasses da contemporaneidade, vindas de campos, frentes de ação e vivências diversos, os Seminários exploram temas como a invenção de uma nova imaginação politica, as particularidades do tempo que surge depois do advento da vida virtual, os feminismos atuais desde uma perspectiva descolonial e as reverberações da produção simbólica dos povos indígenas e movimentos sociais.

Eixo central dos Programas Públicos da 21ª Bienal, seus encontros têm como ambição gerar oportunidades para produzir formas inauditas de pensar o porvir, em tomo e para além das obras reunidas no espaço expositivo, e com margem para a discussão e o dissenso.

Os Seminários acontecem no Teatro (1º subsolo) e no Auditório (6º andar), em duas etapas, com três tardes consecutivas cada uma, a primeira entre os dias 15 e 17 de outubro e a segunda de 12 a 15 de novembro. Todas as sessões contarão com tradução simultânea em Libras, para garantir acesso amplo às falas e aos debates.

As falas preparadas pelos convidados dos Seminários foram editadas na publicação Leituras, que compõe, com o catálogo de obras e artistas, a plataforma editorial da 21ª Bienal.

PAULO HERKENHOFF — Curador, autor, crítico e historiador da arte. Foi diretor cultural do Museu de Arte do Rio (MAR, 2012-2016); curador-geral da 24a Bienal de São Paulo (1998); curador do pavilhão brasileiro da 47a Bienal de Veneza (1997); curador-adjunto do departamento de pintura e escultura do Museu de Arte Moderna de Nova York (1999-2002); e consultor da documenta IX, Kassel, Alemanha (1991).

NYDIA GUTIERREZ — Museóloga, curadora independente, autora e arquiteta. Professora da Universidade Nacional de Bogotá, foi curadora-chefe do Museu de Antioquia (2012-2019). Foi curadora e conselheira museológica do 12o Encontro de Jovens Artistas com a FIA-Caracas (2010), entre outros.

FERNANDA D’AGOSTINO — Coordenadora do núcleo de acervo museológico da Pinacoteca de São Paulo, foi assistente curatorial da 28a Bienal de São Paulo (2008) e supervisora do projeto de reorganização dos sistemas de armazenamento, organização, acesso e divulgação dos acervos da Pinacoteca (2011-2012).