Extrapolando seus espaços expositivos, o Festival propõe, em Reflexões em Deslocamento, encontros que potencializam questões transversais às mostras 30 anos e Panoramas do Sul e dialogam com os espaços de arte e cultura que os abrigam: Pivô e Casa do Povo.

 

Estranhamento zero: o vídeo entre o cinema e as artes visuais
18.12, 20h — PIVÔ

Surgido nos anos 1960, o vídeo integra a primeira geração da new media art. Sua natureza camaleônica permite que gradualmente transite pelas artes visuais, revitalizando linguagens e discursos. Rompendo com a ideia de um campo exclusivo para o vídeo, a partir dos anos 2000 o Videobrasil dilata seus territórios, cruzando-o ao da performance e do cinema. O debate se insere nos eixos de atuação do espaço Pivô, com foco na transversalidade das práticas artísticas.


Links relacionados:

- cobertura do evento


Sobre os participantes:

Cao Guimarães (Belo Horizonte, Brasil, 1965) Cineasta e artista visual, mostrou trabalhos em instituições como Tate Modern, Londres, e nos festivais de cinema de Veneza, Sundance e Cannes.

Eduardo de Jesus (Belo Horizonte, Brasil, 1967) Curador e professor do programa de pós-graduação da Faculdade de Comunicação e Artes da PUC-MG. Foi cocurador de Densidade Local, Festival Transitio-MX, Cidade do México (2008). Integrou a comissão curadora da mostra Panoramas do Sul.

Ivana Bentes (Parintins, Brasil, 1964) Ensaísta, professora, curadora e pesquisadora. Seu foco é o papel da comunicação, da produção audiovisual e das novas tecnologias na cultura contemporânea.

Kiko Goifman (Belo Horizonte, Brasil, 1968) é antropólogo e mestre em multimeios. Dirigiu os longas 33 e Periscópio.

Mediação |