Videobrasil em festivais em Portugal e Indonésia

A+ a-
postado em 16/07/2013
Curadorias de Solange Farkas reúnem trabalhos do Acervo Videobrasil

Os festivais internacionais FUSO (Portugal) e OK. Video (Indonésia), ambos dedicados à videoarte, incluem obras do Acervo Videobrasil, com curadoria de Solange Farkas, nas mostras que compõem suas programações. Diretora geral e curadora da Associação Cultural Videobrasil, Solange apresentará ao público português e indonésio recortes da produção artística contemporânea do Sul exibida nas duas últimas edições do Festival Videobrasil.

 

FUSO - Anual de Vídeo Arte Internacional de Lisboa 2013

De 20 a 25.8, a quarta edição do FUSO - Anual de Vídeo Arte Internacional de Lisboa 2013 - ocupará inúmeros espaços ao ar livre da capital portuguesa com trabalhos de videastas nacionais e internacionais, sob o mote "a videoarte nos terraços e jardins de Lisboa".

Serão exibidas obras de artistas portugueses (ou estrangeiros residentes em Portugal) selecionados por Jacinto Lageira via convocatória pública. Um júri elegerá o melhor vídeo ao final do festival, e o público será, também, convidado a votar nos vídeos pré-selecionados em uma exibição pública na Praça do Carvão em 21.8.

Curadores convidados também realizarão mostras em diversos pontos da cidade, como a coletiva Outras Paisagens _ América Latina em Foco, recorte feito por Solange Farkas a ser exibido no Museu do Chiado em 23.8, com apresentação de Thereza Farkas. O programa inclui obras dos artistas Andrés Denegri (Argentina), Cao Guimarães (Brasil), Eder Santos (Brasil), Federico Lamas (Argentina), Gabriel Acevedo Velarde (Peru), Gustavo Galuppo (Argentina), Jorge Alban Dobles (Costa Rica), Marcellvs L. (Brasil), Octavio Iturbe (México), Roberto Bellini (Brasil) e Silvia Rivas (Argentina). O restante da programação está a cargo dos curadores Jean-François Chougnet, Lori Zippay, Pilar Simon Ribal, Anne Marie Duguet, Susana Pomba e Isabel Nogueira.

 

MUSLIHAT OK. Video – 6th Jakarta International Video Festival

Sediado em Jacarta (Indonésia) desde 2003, o OK. Video - Jakarta International Video Festival é um festival bienal de video idealizado pelo coletivo artístico local Ruangrupa, dedicado a projetos audiovisuais focados em fenômenos sociais e culturais da Indonésia e o mundo.

A cada edição, um tema proposto conecta exposições de curadores convidados e trabalhos selecionados a partir de um edital (que segue aberto até 10.7). Para a sexta edição do evento, que ocorre de 5 a 15.9, foi escolhido o "engano" (decepcion) como tópico, análogo ao termo "muslihat", que em idioma indonésio significa "esforço", "truque", "tática" ou "estratégia". Essa é a representação da tendência contemporânea de (re)apropriação popular da tecnologia, exemplificada em eletrônicos chineses que atendem a demandas locais, videogames modificados por jogadores, a cultura "scratch" do video, entre muitas outras manifestações.

De 7 a 14.9, uma mostra sob curadoria de Solange Farkas ocupará uma sala no complexo Kineforum de cinema, em Jacarta. Mais detalhes serão publicados em breve em nossa página de notícias.