Detanico e Lain na Fundação Iberê Camargo

A+ a-
postado em 21/08/2013
Curadoria de Solange Farkas apresenta panorama de dez anos de produção e trabalhos inéditos em Porto Alegre

A dupla Angela Detanico e Rafael Lain apresenta, a partir de 6.9 na Fundação Iberê Camargo, Porto Alegre, a individual Alfabeto Infinito. Sob curadoria de Solange Farkas, a mostra abrange mais de dez anos de produção da dupla gaúcha, trazendo questionamentos recorrentes em sua trajetória no que toca arte e design, tecnologia e poesia, abstrato e concreto e forma e conteúdo. Criando ou apropriando-se de sistemas de representação e codificação diversos, Detanico e Lain dialogam com a arquitetura da Fundação em instalações que ocupam corredores, chão, átrio, entre outros espaços da instituição.

A instalação inédita Alfabeto exibe letras gregas em neon dispostas de acordo com a posição das estrelas no céu, formando a palavra αλφαβητος (alfabeto) a partir de um antigo sistema de classificação dos astros criado no século XVII pelo astrônomo alemão Johannes Bayer. A instalação sonora Ventos do Sul é composta de nomes de ventos da região, soletrados em um sistema alfabético formado por sopros humanos desacelerados, estabelecendo uma nova relação com as margens do Rio Guaíba, que perpassa a Fundação.

Detanico e Lain nasceram em Caxias do Sul (1974 e 1973, respectivamente). Vivem e trabalham em Paris (onde integram o grupo de produção e pesquisa artísticas do museu Palais de Tokyo). Responsáveis pela identidade gráfica do Festival Videobrasil desde sua 13ª edição, a dupla baseia seu trabalho na relação entre o design gráfico e as artes visuais. Destacam-se suas participações na 27ª Bienal de São Paulo (2006) e a representação brasileira na 52ª Bienal de Veneza (2007).

 

Serviço:

Detanico e Lain: Alfabeto Infinito
Curadoria: Solange Farkas
de 6.9 a 17.11
Fundação Iberê Camargo | Av. Padre Cacique, 2000, Porto Alegre - RS