Videobrasil na TV: nova temporada

A+ a-
postado em 14/11/2013
Com estreia nesta segunda, dia 18, a série aborda o legado de 30 anos do Festival e temas suscitados pela mostra Panoramas do Sul

Em sua 18ª edição, o Festival Sesc_Videobrasil volta a expandir sua programação para o SescTV, ampliando seu território de ação e fazendo a produção artística contemporânea reverberar junto a novos públicos. No ar desde 18 de novembro, a nova temporada da série semanal Videobrasil na TV explora as questões que orientam o Festival.

Com coordenação de Eduardo de Jesus, um dos curadores desta edição do Panoramas do Sul, o Videobrasil na TV está organizado em sete programas, com direção e produção de Jasmin Pinho e Marco Del Fiol. Os quatro primeiros contemplam as transformações do Festival e da produção artística contemporânea nas últimas três décadas, focalizando, à luz do presente, o surgimento do Festival na cena cultural paulistana dos anos 1980 e seu diálogo com diferentes contextos artísticos, estéticos, sociais e políticos. Os três programas seguintes iluminam temas que emergem da exposição Panoramas do Sul.

Conheça a programação:


Produção independente: televisão e abertura política | 18 nov, 23h
O programa se detém sobre as questões que motivaram o surgimento do Festival, no contexto das primeiras produções independentes de vídeo, da abertura política, do fim da ditadura militar e do desejo de dar visibilidade às temáticas sociais, políticas e culturais do período.

Os primeiros anos do Vídeo: Linguagem e Tecnologia | 25 nov, 23h
O programa traça um retrato da cena de vídeo no Brasil no início dos anos 1980, época do início da popularização do suporte. Como o vídeo foi absorvido por artistas e produtores independentes com o objetivo de construir novas estéticas para a imagem em movimento.

Internacionalização: as visões do Sul | 2 dez, segunda, 23h
O processo de internacionalização do Festival e a escolha do Sul geopolítico como eixo estruturador são os temas do programa, que mostra como o evento se tornou um lugar de intercâmbio entre artistas, teóricos e curadores, e uma plataforma de lançamento e inserção para a produção artística dessa região.

Circuitos expandidos | 9 dez, 23h
Ao longo dos últimos trinta anos, vídeo e imagem em movimento assumem novos lugares, estabelecendo diálogos tanto com as artes visuais quanto com o cinema. O programa retrata a gradativa abertura do Festival a outras linguagens artísticas, consolidando sua presença no circuito da arte contemporânea.

Panoramas do Sul: natureza e espaço, reconfigurações do olhar | 16 dez, 23h
O primeiro de três programas voltados para a mostra Panoramas do Sul aborda as diferentes formas como seus artistas e trabalhos articulam a ideia de espaço, explorando temas como a natureza, o espaço urbano, a arquitetura, o turismo mundial, a mobilidade e os vínculos de pertencimento

Panoramas do Sul: memória, identidade e política | 23 dez, 23h
Questão central da contemporaneidade, a memória torna-se um território de disputa na medida em que inúmeros sistemas de circulação simbólica atuam na construção e reconstrução de nossas lembranças. O programa trata de obras que exploram a relação entre memória, identidade e a tensão entre local e global

Panoramas do Sul: imaginários contemporâneos | 30 dez, 23h
De que modo a intensa midiatização do cotidiano incide na formalização da obra artística? O programa mostra artistas que têm como estratégia a apropriação e ressignificação de elementos midiáticos, repensando nossos processos de subjetivação a partir do diálogo com a comunicação de massa e as redes sociais

Serviço:

Videobrasil na TV - 18o Festival de Arte Contemporânea Sesc_Videobrasil
De 18 de novembro a 30 de dezembro, sempre às segundas, 23h.
No SescTV e no Canal VB, logo após as exibições