• Videoteca Videobrasil no Galpão do Sesc Pompeia

    Videoteca Videobrasil no Galpão do Sesc Pompeia

Videoteca Videobrasil disponibiliza obras de artistas premiados no 18º Festival

A+ a-
postado em 12/12/2013
Cerca de 1.300 obras raras ficam disponíveis até 2/FEV no Galpão do Sesc Pompeia

Os programas de vídeo da 18ª edição do Festival de Arte Contemporânea Sesc_Videobrasil estão disponíveis para acesso do público na Videoteca Videobrasil, instalada no Galpão do Sesc Pompeia, onde ocorre a mostra 30 Anos. Entre eles, estão algumas das obras premiadas nesta edição, como Domésticas, de Gabriel Mascaro, que ganhou o prêmio de residência Wexner Center for the Arts, nos EUA; The Sun Glows Over the Mountais, da israelense Nurit Sharett, ganhadora do prêmio da China Art Foundation, para residência na Red Gate Gallery; e Journey to a Land Otherwise Known, de Lauran Huertas Millán, que ganhou o prêmio Res Artis para residência na Arquetopia, no México. Brisas, de Enríque Ramirez, e Rabeca, de Caetano Dias, trabalhos que receberam menções honrosas do júri do Festival, também estão disponíveis.

Além dos vídeos ganhadores do 18º Festival, para esta edição comemorativa de 30 anos a Videoteca Videobrasil disponibiliza para o público um total de cerca de 1.300 obras. Após mais de um ano e meio de esforço de pesquisa e resgate para que os vídeos fossem levantados, catalogados e, em alguns casos, restaurados e digitalizados (muitos estavam em suas versões originais, em VHS, Beta e U-Matic), a Videoteca foi reorganizada e aprimorada, incorporando cerca de 280 novos vídeos do Acervo Videobrasil (como trabalhos raros de Nam June Paik, Bill Viola e Gary Hill), e disponibilizando quase 120 obras apenas durante o período do Festival.

Organizada em três grupos - Registro de Performances, Panoramas do Sul e Mostras Paralelas -  a Videoteca Videobrasil exibe obras de difícil acesso, de artistas como como o libanês Akram Zaatari e a marroquina Bouchra Kalili, além de Aysha Quinn, Moysés Baumstein, Peter Callas, Breda Beban e Hrvoje Horvatic, Jérôme Lefdup, Ximena Cuevas e Edgard Navarro, entre outros. Também há as mostras com recortes da produção da Holanda, Polônia, Espanha, Estados Unidos, Inglaterra e América Latina, assim como mostras temáticas com obras que abordam questões como narrativas, poesia, arquitetura, e a curadoria de Kate Horsfield com expoentes da videoarte mundial, Historic Video.

Outras duas coletâneas históricas para o vídeo estão disponibilizadas com exclusividade na Videoteca. Olhar Eletrônico, produzido para o 3º Videobrasil, com obras de Fernando Meirelles e Paulo Morelli, e O Olho do Diabo, com a produção de um dos pioneiros dessa arte no Brasil, o artista José Roberto Aguilar.

Performances como O Samba do Crioulo Doido, de Luiz de Abreu, ganhador do Grande Prêmio da 18ª edição, devem ser disponibilizadas em breve.

Os vídeos podem ser acessados de acordo com as edições do Festival (da 1ª à 17ª), nomes dos artistas, das obras, local de origem ou o tipo de exposição do qual participou no Videobrasil. Uma equipe de mediação está à disposição para facilitar o acesso às obras do acervo disponibilizada na Videoteca e à própria videoinstalação que compõem a exposição 30 Anos e apresenta um pouco da trajetória do Festival e do próprio vídeo nas três últimas décadas.


Serviço:

Videoteca Videobrasil

Onde: Galpão Sesc Pompeia | Rua Clélia, 93, Pompeia.
Dia e hora: De terça à sexta das 10h às 21h; sábado, domingo e feriado das 10h às 19h.
Até quando: 2 de fevereiro de 2014.
Grátis.