Artistas selecionados: edital de obras

A+ a-
postado em 06/03/2015
Comissão Curadora selecionou 53 artistas e grupos de 22 países para participar da 19ª edição do Festival, que acontece de outubro a dezembro de 2015, em São Paulo

A Associação Cultural Videobrasil e o Sesc São Paulo anunciaram a lista de artistas selecionados por meio do edital de obras para o 19º Festival de Arte Contemporânea Sesc_Videobrasil | Panoramas do Sul. Ao todo, 53 artistas e grupos de 22 países foram selecionados pela Comissão Curadora para participar da exposição que acontecerá no Sesc Pompeia de 6 outubro a 6 de dezembro de 2015. A comissão responsável pela seleção é formada pelos curadores Bernardo de Souza (Rio Grande do Sul, Brasil/vive e trabalha no Rio de Janeiro), Bitu Cassundé (Ceará, Brasil/vive e trabalha em Fortaleza), João Laia (Lisboa, Portugal/vive e trabalha em Londres) e Júlia Rebouças (Sergipe, Brasil/vive e trabalha em Belo Horizonte), que trabalham sob a orientação de Solange Farkas, curadora geral do Festival. [Leia o statement da seleção do 19º Festival produzido pela Comissão Curadora]

Este ano, o Festival radicaliza sua proposta e transforma Panoramas do Sul no corpo central de toda a sua programação, e não mais apenas de sua mostra competitiva. O Sul e suas múltiplas questões – que dizem respeito a diásporas, identidades híbridas, trânsito migratório e viagens, narrativas pessoais, memórias, isolamento, tecido social e insularidade – foram inspirações e parâmetros da Comissão Curadora para a seleção de obras e projetos, passando a direcionar também os eixos curatoriais de todas as exposições, programas públicos e publicações do Festival.

O trabalho de seleção se configurou como valiosa oportunidade de analisar a produção artística do Sul global, que sofre constantes alterações em seus contornos em decorrência de profundas transformações socioeconômicas e culturais. Apesar das significativas mudanças geopolíticas que redimensionam constantemente as noções de Norte e Sul, ainda é possível identificar a necessidade de atuar em prol de um campo artístico e cultural de regiões que precisam inventar novas formas de circulação e visibilidade.

Além da exibição das obras e artistas selecionados através dos dois editais lançados este ano (obras e projetos), o 19º Festival de Arte Contemporânea Sesc_Videobrasil | Panoramas do Sul contará com outras duas exposições em diferentes espaços da cidade: uma exposição de artistas convidados e uma exposição paralela concebida a partir do Acervo Videobrasil à luz da realidade dessa edição, aprofundando indiretamente as reflexões presentes nas obras dos artistas participantes do Festival. A exemplo dos anos anteriores, o 19º Festival terá uma ampla programação de encontros com curadores, artistas, pesquisadores, lançamentos de livros e ações educativas.


Diferentes conceitos, suportes e gerações de artistas marcam a diversidade da seleção

A Comissão Curadora pôde identificar cenários comuns aos trabalhos selecionados. Algumas questões aparecem de maneira recorrente, a exemplo de um eixo político predominante. Outras obras exploram os tecidos sociais, tocando em questões como deslocamento geográfico, diáspora, trânsito e pertencimento. Há ainda produções que abordam o gesto ficcional, em direção até mesmo à ficção científica. Também é central em certos trabalhos a diferença de escala entre o humano e o não humano, por vezes estabelecendo uma relação quase mística diante da natureza ou de grandes sistemas de poder.

Aberto a todas as linguagens e suportes artísticos desde a 17ª edição (2011), o Festival se mantém atento à multiplicidade de expressões contemporâneas, priorizando a qualidade conceitual e estética dos trabalhos. Além de um grande número de vídeos e videoinstalações, o 19º Festival contará com fotografias, gravuras, obras sonoras, esculturas e instalações em técnicas mistas e performances.

A participação de artistas consolidados ao lado de outros em início de carreira é um dos destaques desta edição – entre os selecionados, a faixa etária vai dos 25 aos 77 anos. A inserção de nomes inéditos atesta a dedicação contínua do Festival à experimentação e ao mapeamento da produção artística contemporânea do Sul: entre os 57 artistas selecionados (53 com obras e quatro com projetos), 39 participam do Festival pela primeira vez. Clique aqui e conheça a lista dos artistas selecionados pelo edital de projetos.


Conheça a lista de artistas selecionados pelo EDITAL DE OBRAS para o 19º Festival de Arte Contemporânea Sesc_Videobrasil | Panoramas do Sul

  1. Ali Cherri  (Líbano/França)
  2. Aline X e Gustavo Jardim (Brasil)
  3. Ana Vaz (Brasil/França)
  4. Andres Bedoya (Bolívia)
  5. Armando Queiroz (Brasil)
  6. Beto Shwafaty (Brasil)
  7. Bianca Baldi (África do Sul/Alemanha)
  8. Carlos Mélo (Brasil)
  9. Chameckilerner (Brasil)
  10. Chulayarnnon Siriphol (Tailândia)
  11. Clara Ianni (Brasil)
  12. Daniel Frota (Brasil/Países Baixos)
  13. Daniel Jacoby (Peru/Países Baixos)
  14. Daniel Monroy Cuevas (México)
  15. Débora Bolsoni (Brasil)
  16. Distruktur (Brasil/Alemanha)
  17. Dor Guez (Israel)
  18. Enrique Ramírez (Chile/França)
  19. Fancy Violence (Brasil)
  20. Felipe Bittencourt (Brasil)
  21. Haroon Gunn-Salie (África do Sul)
  22. Hui Tao (China)
  23. Iosu Aramburu (Peru)
  24. João Castilho (Brasil)
  25. Karolina Bregula (Polônia)
  26. Köken Ergun (Turquia)
  27. Kush Badhwar (Índia/ Austrália)
  28. Leticia Ramos (Brasil)
  29. Louise Botkay (Brasil)
  30. Luciana Magno (Brasil)
  31. Maria Kramar (Rússia)
  32. Marinos Koutsomichalis, Maria Varela,  Afroditi Psarra (Grécia)
  33. Maya Watanabe (Peru/Países Baixos)
  34. Michael MacGarry (África do Sul)
  35. Mihai Grecu (Romênia/França)
  36. Monica Rodriguez (Porto Rico/EUA)
  37. Pablo Lobato (Brasil)
  38. Paulo Nazareth (Brasil)
  39. Paulo Nimer Pjota (Brasil)
  40. Pilar Mata Dupont (Austrália)
  41. Rafael RG (Brasil)
  42. Roberto Santaguida (Canadá/Sérvia)
  43. Rodrigo Cass (Brasil)
  44. Roy Dib (Líbano)
  45. Runo Lagomarsino (Suécia/Brasil)
  46. Slinko (Ucrânia/EUA)
  47. Solon Ribeiro (Brasil)
  48. Tatiana Fuentes Sadowski (Peru/França)
  49. Taus Makhacheva (Rússia)
  50. Tiécoura N'Daou (Mali)
  51. Vera Chaves Barcellos (Brasil)
  52. Viktorija Rybakova (Lituânia/México)
  53. Waléria Américo (Brasil)