19º Festival de Arte Contemporânea Sesc_Videobrasil | Panoramas do Sul

A+ a-
postado em 02/03/2015
Exposições, mostra de filmes, performances, residências artísticas, programas públicos, ações educativas e publicações

O Festival de Arte Contemporânea Sesc_Videobrasil se consolidou ao longo dos anos como uma plataforma diversificada e múltipla voltada para a difusão, o fomento e a reflexão em torno da produção artística do “Sul global”. Fazem parte desse painel países da América Latina, Caribe, África, Oriente Médio, Europa, Ásia e Oceania.

Significativas mudanças geopolíticas vêm acontecendo, redimensionando intensamente as noções de Norte e Sul. Mesmo assim, é possível identificar a necessidade de atuar em prol de um campo artístico e cultural de regiões que ainda precisam inventar novas formas de circulação e visibilidade. Em sua 19ª edição, o Festival radicaliza sua proposta e transforma Panoramas do Sul no corpo central de toda a sua programação, e não mais apenas de sua mostra competitiva. O Sul e suas múltiplas questões – que dizem respeito a diásporas, identidades híbridas, trânsito migratório e viagens, narrativas pessoais, memórias, isolamento, tecido social e insularidade – foram inspirações e parâmetros da Comissão Curadora para a seleção de obras e projetos, passando a direcionar também os eixos curatoriais de todas as exposições, programas públicos e publicações do Festival.

O crescimento da disseminação do nome do Festival no circuito artístico mundial e seu reconhecimento como uma das principais plataformas de difusão e fomento da produção artística do Sul global ficam evidentes pelo aumento no número de inscrições e pela ampliação do seu alcance. O 19º Festival recebeu 3.166 inscrições (62% a mais do que na edição anterior, que teve 1.956 inscritos) de artistas de 118 países (aumento de 46% em relação ao 18º Festival, com 81 países inscritos). 

Ao final, 57 artistas e grupos de 25 países foram selecionados por meio dos editais de obras e de projetos a serem comissionados pelo Festival pela Comissão Curadora, formada pelos curadores Bernardo de Souza (Rio Grande do Sul, Brasil/vive e trabalha no Rio de Janeiro), Bitu Cassundé (Ceará, Brasil/vive e trabalha em Fortaleza), João Laia (Lisboa, Portugal/vive e trabalha em Londres) e Júlia Rebouças (Sergipe, Brasil/vive e trabalha em Belo Horizonte), que trabalham sob a orientação de Solange Farkas, curadora geral do Festival. Vão participar desta edição artistas da Bolívia, Brasil, Chile, Colômbia, México, Peru, Porto Rico, Quênia, Mali e África do Sul. Também foram selecionados artistas de países do Oriente Médio (Líbano e Israel), da Ásia (China, Índia, Tailândia e Taiwan), da Europa (Grécia, Lituânia, Romênia, Ucrânia, Rússia, Sérvia, Turquia e Polônia), além da Oceania (Austrália). Destes, 39 participam do Festival pela primeira vez.

O 19º Festival contará com exposições que acontecem no Sesc Pompeia e em diferentes espaços da cidade de 6 de outubro a 6 de dezembro de 2015: uma exposição de artistas convidados e uma exposição paralela concebida a partir do Acervo Videobrasil à luz da realidade dessa edição, aprofundando indiretamente as reflexões presentes nas obras dos artistas participantes do Festival. A exemplo dos anos anteriores, por meio de encontros, residências, prêmios e comissionamentos, interessa ao Festival intensificar e ampliar a colaboração entre artistas, povos e culturas, fomentar diálogos pertinentes às experiências compartilhadas e estabelecer debates horizontais que evidenciem o trânsito de ideias e práticas no mundo contemporâneo, contribuindo para consolidar uma rede ativa de intercâmbios artísticos.

Saiba mais:

Comissão Curadora | Statement da Seleção

Artistas selecionados: edital de obras

Artistas selecionados: edital de projetos

Artistas convidados

Identidade visual