Histórias das exposições / casos exemplares

A+ a-
postado em 21/06/2016
Lançamento do livro organizado por Fabio Cypriano e Mirtes Marins de Oliveira acontece dia 25/JUN, às 15h, no Galpão VB, com conversa com o curador espanhol Pablo Lafuente

No dia 25 de junho (sábado), às 15h, acontece no Galpão VB o lançamento do livro: Histórias das exposições / casos exemplares.  Na ocasião, os organizadores Fabio Cypriano e Mirtes Marins de Oliveira conversam com o público sobre o tema da publicação, ao lado do curador espanhol Pablo Lafuente, que concedeu a entrevista que abre o livro. Entre 2010 e 2015, Lafuente foi editor da revista Afterall e da série de livros Exhibition Histories, que deu início ao campo de estudo das histórias das exposições.

A publicação apresenta pesquisas sobre as histórias das exposições que vão além de uma análise fetichista que privilegia obras e artistas, voltando sua atenção para o peso que as instituições têm na disseminação e consagração desses objetos/ações e seus produtores. Não existe uma instituição neutra, e cada detalhe material das exposições que abriga indica possíveis matrizes conceituais e ideológicas. Histórias das exposições. Casos exemplares reúne um grupo de pesquisadores já envolvidos com essa temática, e cada um aborda questões essenciais que envolvem as histórias das exposições: dos dispositivos arquitetônicos usados ao longo do século XX a estudos de caso específicos.

Além da entrevista de Pablo Lafuente, o livro contém artigos de Ana Maria Maia (Exposição como processo: o legado experimental dos Domingos da Criação e da 6ª JAC), Cauê Alves (Debates em torno da mostra Projeto Construtivo Brasileiro na Arte), Fabio Cypriano (Como viver junto: a bienal que reconfigurou a instituição), Fernando Oliva (3ª Bienal da Bahia: refazendo tudo), Mirtes Marins de Oliveira (Anotações para pesquisa: histórias das exposições e a disseminação do cubo branco como modelo neutro, a partir do Museum of Modern Art, de Nova York), Priscila Arantes (O arquivo como dispositivo curatorial)  e Vinicius Pontes Spricigo (Rumo a uma arqueologia das exposições).

No mesmo dia do lançamento da publicação, o Videobrasil realiza a abertura de duas novas exposições no Galpão VB, das 12h às 18h: Trilogia, de Cinthia Marcelle, com curadoria de Solange Farkas e cocuradoria de Gabriel Bogossian, e Quanto pesa uma nuvem?,  de Giselle Beiguelman, com curadoria de Ana Pato.  A visitação de ambas acontece até o dia 20 de agosto de 2016.

LIVRO: Histórias das exposições / Casos exemplares

Organização: Fabio Cypriano e Mirtes Marins de Oliveira

Com entrevista de Pablo Lafuente e artigos de Ana Maria Maia, Cauê Alves, Fabio Cypriano, Fernando Oliva, Mirtes Marins de Oliveira, Priscila Arantes e Vinícius Pontes Spricigo.

EDUC – Editora da PUC-SP, 2016.
176 páginas.
Valor: R$ 35,00

SERVIÇO

Lançamento do livro Histórias das exposições / casos exemplares e conversa com os organizadores da publicação, Fabio Cypriano e Mirtes Marins de Oliveira, e com o curador Pablo Lafuente

Dia 25 de junho (sábado), às 15h